21/05/2012

Primeiro voo a atravessar o Atlântico completa 85 anos



O piloto americano Charles Lindbergh foi o primeiro homem a realizar sozinho o voo transatlântico de Nova York a Paris sem escalas, em 1927, façanha que completou 85 anos em 20 de maio deste ano. A viagem de Lindbergh marcou o imaginário público e aguçou a expectativa em relação aos avanços da aviação.



Nesta foto, Lindbergh aparece em um avião monoplano (com somente um par de asas, considerado frágil para um voo tão longo) usando o uniforme da Força Aérea dos Estados Unidos. Foi a bordo do Spirit of St. Louis que o aviador sobrevoou o Oceano Atlântico ao realizar a primeira viagem ininterrupta entre Nova York e Paris.

 Em seu voo sobre o Oceano Atlântico, Lindbergh (dir.) pode contar apenas com uma bússola magnética e um velocímetro - além de sua sorte. Ele aceitou o desafio proposto pelo dono de um hotel em Nova York, que oferecia US$ 25 mil para quem realizasse a façanha.



A viagem foi acompanhada com apreensão através de notícias veiculadas pelo rádio, principal meio de comunicação da época.



Uma multidão de mais de 100 mil pessoas se reuniu no Aeroporto de Le Bourget, em Paris, para cumprimentá-lo. Quando aterrissou, menos de 34 horas depois de partir de Nova York, Charles Lindbergh tornou-se a primeira pessoa a completar um voo solo cruzando o Atlântico.

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário