08/05/2012

Chile construirá o primeiro submarino de pesquisas e resgate

O ministro da Defesa do Chile Allamand assistiu a uma apresentação das características do Submarino Crocodile Class 250, o primeiro de pesquisas e resgate no Chile e na América do Sul. (Foto: Infodefensa.com).
Oito anos de trabalho permitiram ao Grupo Vapor Industria entrar na fase de construção do que será o primeiro submarino de pesquisas e resgate no Chile e na América do Sul. O ministro da Defesa chileno, Andrés Allamand, assistiu recentemente, em Santiago do Chile, a uma exposição sobre as características do projeto Submarino Crocodile Class 250.

 O submarino tem deslocamento de 250 toneladas, 33 metros de comprimento, casco com 3,5 metros de diâmetro, tripulação de 14 pessoas, porém é capaz de operar com apenas quatro tripulantes, capacidade de imersão de até 300 metros de profundidade, baixos custos de operação, custo aproximado de construção de mais de US$ 10 milhões, o que pode variar segundo o nível do equipamento.

Pode ser equipado com sonares de alta resolução, ecossondas, câmara hiperbárica que permite o trabalho de mergulhadores especializados a grande profundidade por períodos de até três horas, entre outros. A construção do protótipo deve demorar entre 12 e 18 meses.

Em relação ao projeto, Allamand comentou: “Frente a acidentes que possam ter outros submarinos ou frente a situações de emergência relativas, por exemplo, a um desastre ambiental, não existem nesta parte do mundo submarinos com as altas capacidades de resgate deste projeto (…). Este submarino poderá prestar grandes serviços ao país em tudo que se refere à pesquisa científica, estudo das marés, estudos de barimetria, portanto estamos à frente de um projeto que abre a possibilidade concreta de podermos avançar na construção de um submarino de resgate que poderá, se assim for decidido, desempenhar algumas tarefas no âmbito da Defesa”.

Fonte: infodefensa.com via Plano Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário