08/05/2012

Estados Unidos consultarão a Rússia sobre escudos antimísseis da Europa

Os Estados Unidos e a Rússia acertarão o calendário de consultas técnicas sobre a defesa antimíssil na Europa após a próxima cúpula da OTAN, declarou secretária adjunta da Defesa dos Estados Unidos para assuntos estratégicos globais, Madelyn Creedon. Em entrevista à agência de notícias RIA Novosti, ela afirmou que ainda não existe um calendário desses encontros. Espera-se que o tema em questão seja debatido no encontro com os presidentes dos Estados Unidos e da Rússia que acontecerá em Chicago, nos dias 20 e 21 de maio. Creedon disse também que será levado em consideração a opinião da OTAN, pois a Aliança desempenha um papel próprio nesse processo.

A secretária também assinalou a necessidade de que os Estados Unidos e a Rússia firmem um acordo de cooperação em matéria de tecnologias de segurança, documento que ambas as partes estão preparando há mais de um ano e exige, ente outras coisas, levar adiante a questão das consultas técnicas na defesa antimíssil.

 Em 2010, OTAN e Rússia concordaram em colaborar em matéria de defesa antimíssil na Europa, mas as negociações foram interrompidas porque Washington se recusa a oferecer a Moscou garantias jurídicas de que o sistema antimíssil na Europa não será dirigido contra o potencial russo. O Chefe do Estado Maior das Forças Armadas russas, general Nikolai Makarov, afirmou que o sistema antimíssil europeu será capaz de interceptar até 2020 uma parte dos mísseis estratégicos da Rússia e por isso reserva-se do direito de, em caso extremo, fazer um ataque preventivo para destruir componentes do sistema.

A subsecretária de Estado dos Estados Unidos para o controle de armamento e segurança internacional, Ellen Tauscher, recusou-se a especificar as possíveis respostas de Washington e estas ameaças de Moscou.

Fonte: Diário da Rússia


Nenhum comentário:

Postar um comentário