20/05/2012

Reino unido deverá operar seu 2º Porta Aviões


O Reino Unido deverá operar os dois porta-aviões classe Queen Elizabeth, a fim de preservar as relações com os EUA e a OTAN, alertou um think tank americano. No relatório ‘Anchoring the alliance’ de R Nicholas Burns, um ex-embaixador dos EUA na OTAN, publicado pelo Conselho Atlântico, convoca o Reino Unido para operar o segundo porta aviões ou apresentá-lo para uso pela OTAN ou pelos Estados Unidos.

 Na revisão de defesa estratégica para 2015, com os custos estimados apenas um porta aviões foi estimado totalmente operacional. Os custos de operação de um segundo teria sido estimado por figuras importantes de defesa em torno de £ 60 milhões por ano, em comparação com o custo anual de £ 15m de manter um porta aviões em “prontidão permanente’.

O relatório dos EUA, que foi escrito antes do Reino Unido optar por reverter e ordenar o F-35B de decolagem e pouso vertical (STOVL) variante do Joint Strike Fighter, também diz que os cortes de defesa custariam o status do Reino Unido no âmbito da OTAN e nas relações com os EUA. ”Reduções profundas do Reino Unido em defesa trazem o risco de minar o status especial como um dos membros mais capazes da OTAN”, disse o relatório. ”O governo Cameron deve cumprir sua promessa de renovar investimentos na defesa e deve considerar a opção do segundo, dos dois recém-ordenados porta aviões classe Queen Elizabeth, com a OTAN ou com os Estados Unidos depois de 2018, se não puder implantá-lo nacionalmente.

O relatório recomenda uma “única iniciativa de defesa cooperativa” com os Estados Unidos que permitiria a ambos os países compartilhar o porta aviões. Os Estados Unidos não tem aliado melhor ou mais capaz do que o Reino Unido. Há de fato um” relacionamento especial “entre as duas nações, baseadas no património comum e uma vontade de agir em busca de uma visão estratégica comum. Mas a natureza operacional do “relacionamento especial” está em risco.

O relatório disse que as “linhas de tendência” para as capacidades militares do Reino Unido foram “preocupantes”, acrescentando que até 2020 “os EUA vão encontrar o seu parceiro mais capaz, de uma ação global, enfraquecido”. ”Além disso, a coligação do governo do primeiro-ministro Cameron ainda tem de desenvolver uma visão estratégica coerente para o papel do Reino Unido no panorama global. Sua coligação tem subestimado o termo, ” relacionamento especial ” com os Estados Unidos, e ao mesmo tempo seu governo enfraqueceu a sua laços com a Europa. “… Para ser bem sucedido, a OTAN e os Estados Unidos precisam de um forte e auto-confiante Reino Unido. A questão chave é saber, se o governo Cameron vai agir para reviver esta capacidade insubstituível da Grã-Bretanha militar. . o Futuro papel do Reino Unido no mundo depende dele ”

Fonte: defencemanagement

Nenhum comentário:

Postar um comentário