11/05/2012

França testa o SCORPION



No próximo mês de Junho, a DGA (Direction Générale de l'Armement), o Exército Francês e os parceiros industriais vão testar o programa de modernização SCORPION (Synergie du Contact Renforcé par la Polyvalence et I’Infovalorisation) no centro de treino de ações em zonas urbanas CENZUB (Centre d’Entrainement aux Actions en Zone Urbaine). Nesse âmbito será imersa um contingente num ambiente em rede em será testada em tempo real e de forma integrada a capacidade de comando e controlo e comunicações entre os homens e os veículos.

O CENZUB instalado no campo militar de Sissonne tem a particularidade de incluir diversas áreas abrangentes para instrução nomeadamente a "Ville de Jeoffrécourt" que num espaço de 1 km2 representa uma cidade com 5000 habitantes e
o"Village de Beauséjour", ambos para treino em áreas urbanas, a zona de "Les Thuillots" para treino de controlo de multidões, o percurso de treino de engenho explosivos Municourt e ainda o complexo integrado e modular de treino de tiro real CT ZUB (Complexe de Tir en Zone UrBaine) para treino com armas ligeiras, veículos e misseis e lança-foguetes.


Como meios de apoio à instrução são utilizados os sistemas simulação GDI Simulation STCAL-NG (Simulateur de Tir de Combat aux Armes Légères-Nouvelle Génération) para emprego de armamento individual, GDI Simulation CMT (Cible Multi-porteur Terrestre) para veículos blindados de rodas, STC B2M (Simulateur de Tir de Combat Blindé Moyen Mitrailleuse) para peças de 12.7mm e 25mm instaladas em veículos blindados de rodas e ainda simuladores para sistemas anti-carro MBDA MILAN e ERYX e anti-fortificações SAAB Dynamics AT4 CS. O campo conta ainda com a FORAD (FORce ADverse), uma unidade que tem como missão servir como força opositora em operações de treino.

Para o treino coletivo está ser implementado o sistema de simulação SYMULZUB (SYMULation en Zone UrBaine) desenvolvido pela empresa Gavap em parceria com a Diginext (do universo Groupe CS), este que será substituído a partir de 2017 pelo sistema Cerbere.

O consórcio MARS (Maîtrise d’ARchitecture SCORPION), constituído pelas empresas Nexter Systems, Thales e Sagem, lidera a fase de elaboração da arquitetura do programa. Este tem como objetivo equipar forças combinadas do Exército Francês ou GTIA (Groupement Tactique Inter-Armes) em veículos, sistemas de comando & controlo e outros meios modernos.



Fonte: Defensa.com

Fotografia: Tropas do Exército Francês em treino no CENZUB (Victor M.S. Barreira).




Nenhum comentário:

Postar um comentário