07/05/2012

Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste realiza Operação “Adestrex NE-II”

Exercício de transferência de óleo no mar


O Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste e meios subordinados realizaram, entre os dias 10 e 16 de abril, a Operação “Adestrex NE-II”, que teve por propósito elevar o nível de adestramento dos meios operativos subordinados ao Comando do 3º Distrito Naval, sediado em Natal (RN).
       
O Grupo-Tarefa, formado pelo Rebocador de Alto-Mar "Triunfo" e pelos Navios-Patrulha "Grajaú", "Guaíba", "Graúna" e "Goiana", realizou exercícios relacionados diretamente às tarefas atribuídas às forças navais distritais, tais como: suspender em postos de combate sob ameaças assimétricas; transferência de óleo no mar; tiro de superfície; reboque;  avarias operacionais; navegação em baixa visibilidade e em canal varrido; fundeio de precisão e manobras táticas, na área marítima entre Natal (RN) e Cabedelo (PB).
Os exercícios permitiram a condução em ambiente controlado de ações de superfície típicas de missões de Busca e Salvamento (SAR) e Patrulha-Naval, para as quais se destina o emprego dos meios. Foram realizadas, ainda, pelos Navios-Patrulha "Grajaú" e "Guaíba", ações de Inspeção Naval em proveito da Capitania dos Portos da Paraíba, que resultou em cinco embarcações notificadas.

Com a finalidade de ampliar a divulgação da Marinha junto à população de Cabedelo, os navios ficaram  abertos à visitação pública durante a sua estadia no porto da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário