28/05/2012

Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia” realiza a Comissão "Haiti XIV"

Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia” suspende da Base Naval do Rio de Janeiro para Porto Príncipe


O Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” partiu, no dia 21 de maio, da Base Naval do Rio de Janeiro em direção a Porto Príncipe, capital do Haiti, na Comissão “Haiti XIV”. A missão do navio é transportar material da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Exército Brasileiro, para contribuir com o esforço logístico em apoio ao contingente brasileiro da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

Familiares dos militares que embarcaram para a missão estiveram presentes na despedida do navio. Na ocasião, o Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Antonio Reginaldo Pontes Lima Júnior, falou à tripulação. 

Além de Porto Príncipe, o NDCC “Almirante Saboia” atracará, incluindo a ida e a volta, nos portos de Natal (RN), Itaqui (MA), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Norfolk e Yorktown, nos Estados Unidos da América, e San Juan, em Porto Rico. A sua permanência na capital haitiana será de três dias e sua chegada ao Rio de Janeiro está prevista para agosto deste ano.

O NDCC "Almirante Saboia" foi incorporado à Marinha do Brasil no ano de 2009. É um navio de 137,5 metros de comprimento e 6.750 toneladas de deslocamento. Sua função é realizar o transporte de carga e tropa; transbordos de pessoal; Movimento Navio-Terra, por superfície ou helitransportado, inclusive com lançamento e recolhimento de Carros Lagarta Anfíbio, a fim de contribuir para a realização de Operações Anfíbias e de Apoio Logístico Móvel.

 Fonte: Marinha do Brasil
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário