22/05/2012

DGA testa o sistema de armas CTAS

A CTA International (CTAI), uma empresa conjunta entre a Nexter Systems and BAE Systems Global Combat Systems terá o sistema de armas de 40mm CTAS (Cased Telescoped Armament System) pronto para produção em meados do próximo ano. Este sistema encontra-se atualmente a ser testado pela DGA (Direction Générale de l’Armement) Land Systems nas suas instalações de Bourges, França.

O sistema compreende diversos componentes incluindo a peça de 40mm, o reparo, o sistema de recarga de munições, o sistema de estabilização e elevação, o dispositivo de controlo, a unidade de controlo eletrónico, cablagens de fornecimento de energia e de controlo e outros elementos associados.

O CTAS emprega as munições APFSDS-T (Armour Piercing Fin Stabilised Discarding Sabot-Tracer), GPR-PD-T (General Purpose Round-Point Detonating-Tracer), GPR-AB-T (General Purpose Round-Air Burst-Tracer), TP-T (Target Practice-Tracer) e TPRR (Target Practice Reduced Range).

O sistema de armas foi escolhido pela Britânica DE&S (Defence Equipment & Support) para instalação na torre do veículo de combate de infantaria ASCOD SV Scout que a General Dynamics UK Ltd desenvolve para futuramente equipar o Exército Britânico no âmbito do programa FRES (Future Rapid Effect System) e ainda para os 380 veículos de combate de infantaria Warrior que serão modernizados pela Lockheed Martin UK Ltd e seus os seus parceiros ao abrigo do programa de incremento das capacidades WCSP (Warrior Capability Sustainment Programme). Os veículos de combate de infantaria que a Francesa DGA prevê adquirir ao abrigo do projeto EBRC (Engin Blindé de Reconnaissance et de Combat) receberão também o sistema CTAS que será integrado na torre T40 que a Nexter Systems desenvolve. No âmbito do programa de modernização SCORPION (Synergie du COntact Renforcé par la Polyvalence et I’InfovalorisatiON), serão adquiridos 292 unidades destinadas à substituírem progressivamente os AMX 10 RCR e ERC 90 Sagaie do Exército Francês.

A BAE Systems Global Combat Systems a família de veículo blindados de lagartas CV21 que inclui uma versão de reconhecimento cuja torre pode receber o sistema CTAS e está previsto que a torre do demonstrador inicial seja armada com o sistema de 40mm.

A Thales apresentou em 2010 o sistema móvel de defesa GMS (Gun Missile System) que inclui uma torre equipada com seis mísseis superfície-ar Starstreak e o sistema CTAS para além de um diretor de tiro e outros sistemas ópticos associados. A empresa desenvolve atualmente um sistema de defesa anti-aérea que inclui uma torre armada com o sistema CTAS montado num veículo tático pesado 6x6. (Victor M.S. Barreira)

Fonte: Defensa.com

Fotografia : Sistema de armas de CTAS em testes na DGA Land Systems (Victor M.S. Barreira).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário