09/05/2012

Instituto de Aeronáutica e Espaço realiza ensaio de separação dos propulsores do VLS-1


O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realizou em (3/5) no  Laboratório de Integração de Propulsores, mais um ensaio de separação dos quatro propulsores do primeiro estágio do Veículo Lançador de Satélite-1. Participaram do ensaio, uma equipe de 30 servidores entre técnicos e engenheiros do Instituto.

 Esta foi a terceira campanha de ensaio de separação. O protótipo de teste estava instrumentado com aproximadamente 180 sensores para as medições de parâmetros físicos como: choque mecânico, vibração quase estática, deformação, simultaneidade de separação dos quatro propulsores do primeiro estágio, deslocamento, além da cobertura fotográfica e de vídeo (HD e alta velocidade).

Os dados coletados neste ensaio serão analisados e confrontados com os dos outros dois ensaios, realizados anteriormente. As informações servirão de base para conhecer os fenômenos e cargas mecânicas geradas no veículo durante esta fase importante de voo.

O Ensaio foi acompanhado pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ailton dos Santos Polhmann, Chefe do Subdepartamento Técnico do DCTA, do Brigadeiro do Ar Wander Almodóvar Golfetto, e do Diretor do IAE, Brigadeiro-Engenheiro Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel.

Fonte: DCTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário