19/02/2012

USAF adia substituição do T-38 para 2020



A Força Aérea dos EUA confirmou na última proposta de orçamento que vai atrasar o plano de colocar em operação um substituto para o treinador avançado Northrop T-38 Talon por três anos. A proposta do orçamento Fiscal 2013 revelado no dia 13 de fevereiro adia a capacidade operacional inicial para o programa T-X do ano fiscal de 2017 para o ano fiscal de 2020, de acordo com o Comando de Treinamento e Educação Aérea (AETC).


A assinatura do contrato também foi adiada um ano, agora para o ano fiscal de 2016, disse o AETC. Mas o comando disse que continua empenhado em substituir o T-38, que entrou em serviço há 51 anos.


“Eles estão chegando ao fim do seu ciclo de vida”, disse o AETC.

As aeronaves T-38Cs também são incapazes de executar determinadas funções que são necessárias para treinar completament os pilotos para os caças Lockheed Martin F-22 e F-35s, como reabastecimento em vôo e manobras aéreas além de 5Gs.

A USAF atualmente usa o caça Lockheed F-16 para completar a lacuna na formação dos pilotos que se deslocam a partir do T-38 para o F-22. A demanda deverá aumentar drasticamente à medida que o F-35 entra em mais números na frota da força aérea até o final da década.

Pelo menos cinco fabricantes de aeronaves já estão se preparando para concorrer ao projeto.

A BAE Systems se uniu com a Northrop Technical Services para oferecer o treinador Hawk. A Lockheed planeja oferecer o T-50 Golden Eagle, que é fabricado pela Korea Aerospace Industries (KAI). A Alenia Aeronautica está oferecendo o T-100, uma versão fabricado nos EUA do M-346 Master.

Enquanto isso, a Boeing revelou um novo conceito para um treinador fabricado para este propósito, com uma cauda em V e um único motor. A divisão aeroespacial da Northrop também pode considerar uma oferta separada.

Enquanto isso, a USAF ainda opera mais de 500 jatos T-38, e o programa T-X pretende adquirir entre 300-350 novos jatos.

Fonte: Flight Global

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