09/02/2012

Navios da Marinha atraem grande público no Paraná



O último final de semana de janeiro foi especial para quem visitou o Porto de Paranaguá (PR). No cais comercial, as Fragatas “Niterói” e “Liberal” e o Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”, da Marinha do Brasil, permaneceram abertos à visitação pública, atraindo cerca de 10 mil visitantes.

O clima colaborou, permitindo que famílias inteiras participassem da visitação e prestigiassem a exposição montada pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) sobre a “Amazônia Azul”. No espaço, os visitantes tiveram a oportunidade de fotografar equipamentos navais, como boias circulares e timão. As crianças também se divertiram tirando fotos com os bonecos “marujinho” e “marujinha”.


“Viemos de Curitiba para conhecer os navios. Vimos a reportagem pela TV e ficamos muito felizes em fazer este passeio. Realmente a Marinha está de parabéns pelos navios e pelo atendimento prestado. As crianças ficaram maravilhadas”, disse a pedagoga Marlene do Rosário Figueira.

A aposentada Inês Elenita Noriani, de Minas Gerais, estava acompanhada de toda a família. Passando férias no litoral do Paraná, ela destacou a alegria dos netos. “Tenho um neto que quer entrar para a Marinha e hoje pudemos ver os navios, conhecer um pouco da vida dos militares e saber como ele pode ingressar na Força. Foi muito gratificante”, comentou Inês.



Os navios suspenderam no dia 30 de janeiro com destino ao Rio de Janeiro. Esta foi a primeira vez que as duas Fragatas e o Navio-Tanque atracaram ao mesmo tempo no Porto de Paranaguá, trazendo, além das tripulações, Aspirantes da Escola Naval.

Os navios integraram a Operação “Aspirantex-12”, que tem o propósito de realizar exercícios no mar de caráter estritamente militar, com a finalidade de aprimorar o adestramento e orientação dos Aspirantes, bem como familiarizá-los com a vida no mar. Durante a travessia, foram realizadas operações de ataque, antissubmarino, de esclarecimento e de apoio logístico móvel, incluindo ações de superfície, aérea, de submarinos, de guerra eletrônica, além de patrulha naval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário