25/02/2012

EUA pedem que Afeganistão proteja forças da Otan no país



O secretário de Defesa de Estados Unidos, Leon Panetta, pediu neste sábado que o governo do Afeganistão tome medidas decisivas para proteger os integrantes das forças da Otan depois que dois militares americanos foram baleados em Cabul.

Segundo informou o porta-voz do Pentágono, George Little, o ministro da Defesa afegão, Abdul Rahim Wardak, ligou para Panetta para se desculpar pelo incidente, que ocorreu na sede do Ministério do Interior do país asiático.

Little disse que Wardak assegurou que o presidente afegão, Hamid Karzai, reuniria-se com os principais dirigentes de seu país para dar "passos urgentes" para impedir a violência e proteger às forças da Otan no país.


"O secretário Panetta agradeceu a ligação e pediu que o governo afegão tome medidas decisivas para proteger as forças da coalizão e impedir a violência no Afeganistão após uma complicada semana no país", acrescentou.

Por sua vez, o comandante das tropas americanas e da Otan no país, o general John Allen, disse que os EUA "permanecem dedicados a colaborar com o povo afegão contra a ameaça comum do extremismo violento e para construir um Afeganistão que possa ser seguro e ter um governo próprio".

O país vive uma onda de violência que já dura cinco dias, desde que exemplares do Corão foram queimados numa base da Otan, o que provocou violentos protestos entre a população local.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário