18/06/2019

Portugal anuncia decisão sobre compra dos KC-390 nas próximas semanas


O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, disse esta segunda-feira que a decisão sobre a compra das aeronaves KC-390 deverá ser anunciada ‘durante as próximas semanas’ e sublinhou que o modelo de médio porte conta com tecnologia portuguesa.

Estamos próximos de uma decisão sobre essa matéria. Hoje foi publicada a Lei de Programação Militar de maneira que eu espero durante próximas semanas, mês a mês e meio estar em condições de anunciar algo sobre isso”, declarou João Gomes Cravinho.

O governante falava aos jornalistas junto ao `stand´ de Portugal no `Paris Air Show´, uma das maiores feiras de aeronáutica do mundo, realizada de dois em dois anos nos arredores da capital francesa. Entre reuniões com diversas empresas do setor da defesa e da aeronáutica, o ministro da Defesa enalteceu o papel de Portugal na construção do KC-390, que acontece, em parte, na Ogma – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A, com peças fabricadas em Portugal e tecnologia desenhada por engenheiros portugueses.

A primeira demonstração comercial do avião de transporte tático e estratégico fabricado pela Embraer, KC-390, foi realizada hoje no `Paris Air Show´. Em dia de publicação da Lei de Programação Militar, o ministro não quis alongar-se sobre outros possíveis negócios para as Forças Armadas, afirmando que a sua presença visou “reforçar a Força Aérea” e o “tecido económico empresarial” português, mostrando-se ainda confiante no desenvolvimento do setor da aeronáutica em Portugal.

“Isto é um setor jovem em Portugal e muito dinâmico, que foi criado na última década e é um setor com futuro. É um setor em expansão, muito promissor e são os cursos de engenharia aeronáutica com maior média de entrada nas universidade portuguesas e há boa razão para isso. Os nossos jovens engenheiros saem das universidades e têm logo empresas à espera para os recrutar”, disse o governante.

Num curto discurso no `stand´ português, e ao lado do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, o ministro da Defesa Nacional sublinhou que o setor da aeronáutica já ultrapassou o setor do vinho a nível de exportações.

O ministro da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, também marcou presença no certame, que junta em Paris mais de 2.000 expositores de 48 países e onde passam mais de 300 mil visitantes, com demonstrações de novos modelos de aviões e helicópteros, comerciais e militares.

A Lei de Programação Militar, que define os investimentos para as Forças Armadas até 2030, prevê a substituição das aeronaves C-130 por novos aviões de transporte táctico, com uma dotação de 827 milhões de euros.

Fonte: Expresso.pt

Um comentário:

  1. O ministro de defesa de Portugal pode se vangloriar da forma que quiser em relação ao kc390, desde que, gaste boa parte de seu orçamento de 870 milhões de euros nessa aeronave. Caso contrário, devemos dar um basta e um fora nessa criatura, pois o Kc 390, FOI um produto idealizado pela nossa FORÇA AÉREA, FABRICADO PELA NOSSA EMBRAER E o Governo de Portugal entrou com muito pouco dinheiro e esforços, quase ficou de fora e não adquiriu o Kc 390 que hoje o ministro se vangloria. Papelão! mas vejamos se o Governo de Portugal ao menos compra bastante aeronaves kc 390, já que Portugal, nas palavras de seu ministro, contribuiu com tanto para o sucesso do então Projeto.

    ResponderExcluir