10/02/2012

EUA aprovam os primeiros reatores nucleares em 30 anos



A Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira, pela primeira vez em mais de 30 anos, as licenças para a construção de dois novos reatores nucleares. Um consórcio de empresas liderado pela Southern construirá os novos reatores na usina nuclear de Votgle, a cerca de 275 quilômetros de Atlanta (Geórgia, sul do país), que já abriga dois reatores nucleares.


A decisão, porém, não foi unânime. O presidente da comissão, Gregory Jaczko, votou contra a autorização, citando como exemplo o desastre na usina japonesa de Fukushima no ano passado e o perigo de novas usinas não resistirem a desastres naturais como enchentes ou furacões. "Não posso apoiar essa licença como se Fukushima nunca tivesse acontecido", disse Jaczko. "Acredito que (a licença) requer algum tipo de compromisso vinculativo de que as melhorias que estão projetadas em Fukushima sejam feitas antes do início da operação dessa instalação".

Os outro quatro integrantes do painel foram a favor da liberação dos novos reatores. As duas unidades tem custo estimado em 14 bilhões de dólares (cerca de 25 bilhões de reais) e devem entrar em funcionamento em 2016 e 2017.  O governo Obama aprovou incentivos tributários da ordem de 8,3 bilhões de dólares para o consórcio liderado pelo Southern.
 
Three Mile Island – Os Estados Unidos não constroem instalações nucleares em seu território desde a tragédia na usina de Three Mile Island, na Pensilvânia, cujo reator derreteu parcialmente em 1979 e obrigou o deslocamento de mais de 140.000 pessoas da região próxima à usina.
Na última década, porém, tem crescido nos Estados Unidos o interesse de companhias em construir novas usinas, devido ao aumento do preço do gás natural e a expectativa de que o Congresso americano aprove limites para emissão de gás carbônico. A descoberta de novas jazidas de gás natural  – como no Alasca, por exemplo – e a queda na demanda por energia elétrica devido à crise econômica frearam os planos das empresas.

Isso mudou recentemente em estados do sudeste do país como Geórgia, Alabama, Virgínia e Flórida, para onde milhares de pessoas se mudaram nos últimos anos vindas dos estados do norte em busca de novos empregos. Segundo as companhias elétricas, esse movimento fez aumentar a necessidade de energia nessas regiões.    


Fonte:Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário