29/02/2012

Thales conclui em Março a entrega dos SOTAS ao Brasil

Em Março, a subsidiaria Brasileira do grupo Francês Thales entregará ao Exército Brasileiro (EB) os restantes 7 sistemas veiculares digitais de comunicações internas Thales Nederland SOTAS IP.

O CCOMGEX (Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército) adquiriu em um total de 57 unidades à OMNISYS Engenharia Ltda em Setembro de 2011, 50 dos quais foram já entregues em Dezembro de 2011. A empresa Brasileira foi também responsável pela montagem, fornecimento e integração dos sistemas. Os SOTAS IP destinam-se a veículos blindados de transporte de pessoal 6x6 EE-11 Urutu que a Engemotors modernizará, aos veículos de lagartas de transporte de pessoal M113B que a Engemotors moderniza em cooperação com a Israel Military Industries Ltd (IMI) e á família de blindados de rodas VBTP-MR Guarani.

Ainda em 2012, prevê-se que seja adquirido um segundo lote de 150 sistemas. Parte dos componentes serão fabricados no Brasil. A longo prazo, prevê-se que sejam adquiridos até 3000 exemplares em diversos lotes.


Segundo soube a FDS, os M113B que a BAE Systems US Combat Systems moderniza no Parque Regional de Manutenção/5 (Pq R Mnt/5) serão também equipados com o SOTAS IP e não com o sistema AN/VIC-3 originalmente escolhido para equipar o primeiro lote de 150 veículos. Esta decisão do CCOMGEX permitirá atingir um determinado nível de padronização nos veículos blindados do EB.
 

O protótipo do primeiro dos 208 M113B que a Engemotors intervencionará, recebeu já o SOTAS IP e um rádio táctico VHF da Harris RF Communications.

O SOTAS IP compreende um terminal de junção e terminais de comando & controlo CM2 e AUS mas pode ainda incluir terminais de voz e outros acessórios. A sua flexibilidade permite que este possa ser conectado a rádios tácticos do tipo Thales Communications & Security PR4G F@stnet, a um computador endurecido Panasonic Toughbook CF19 onde corre programas de comando & controlo e a outros dispositivos de comunicações.

Segundo uma fonte da Thales Communications & Security, o SOTAS IP é utilizado em cerca de 15 países incluindo a Austrália, Emirados Árabes Unidos (EAU) e França. Recentemente foi completado o desenvolvido da versão SOTAS M3, esta que funciona totalmente através da tecnologia IP (Internet Protocol). (Victor M.S. Barreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário