23/02/2012

AJUDA HUMANITÁRIA- FAB presta apoio às vítimas das enchentes no Acre


Três aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) estão mobilizadas para ajudar as vítimas das enchentes que afetam o Acre. Um avião Hércules C-130, um Caravan C-98 e um helicóptero H-1H estão engajados no transporte de bombeiros da Força Nacional, militares do Exército Brasileiro e na distribuição de alimentos aos desabrigados. Todas as ações de atendimento às vítimas estão sendo discutidas e traçadas por um Gabinete Integrado de Mobilização, que inclui o governo do Estado, representantes do Governo Federal, Exército e Aeronáutica. 

"Participamos diariamente, aqui, em Rio Branco, das reuniões de planejamento das ações a fim de disponibilizar os meios áereos da FAB para ajudar a população", explica o Coronel-Aviador Carlos José Rodrigues de Alencastro, coordenador do transporte aéreo da FAB.



Segundo  a Defesa Civil do Estado, mais de 65 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas que fizeram transbordar o Rio Acre. Apenas na capital Rio Branco são cerca de 12 mil afetados. A cidade está sob estado de emergência desde quinta-feira passada.  A Prefeitura calcula que o prejuízo com a perda da produção ultrapassa R$ 12 milhões.

Várias cidades estão alagadas, mas Brasileia ainda vive uma situação crítica. A prefeita Leila Galvão informou que seis mil pessoas estão desabrigadas, o que corresponde a 45% da população da cidade. 


Dois aviões C-105 Amazonas do Esquadrão Onça (1º/15º GAv) e um helicóptero H-1H do Esquadrão Pelicano (2º/10º GAv), ambos sediados na Base Aérea de Campo Grande (BACG) participam da missão humanitária. Na sexta-feira, dia 17, decolou o primeiro C-105, carregando quase três toneladas de equipamentos. Em Brasília, onde fez escala,  31 bombeiros da Força de Segurança Nacional embarcaram com destino a Rio Branco.



No domingo, outro Amazonas, com seis toneladas de material, também foi engajado na missão. Já em Campo Grande, um helicóptero H-1H, do Esquadrão Pelicano, decolou com seis militares a bordo, para ajudar no transporte de pessoas e material nas áreas mais castigadas pela cheia.



Em janeiro do ano passado, esses dois esquadrões participaram do atendimento às vítimas das fortes chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro, transportando toneladas de alimentos e outros tipos de material, além de ajudar no resgate de pessoas que ficaram completamente isoladas por quedas de barreiras e deslizamentos.

 Fonte: Agência Força Aérea

Nenhum comentário:

Postar um comentário