12/02/2012

Sistema de aviso de ataques de mísseis entrou em serviço na Rússia

Um radar de nova geração “Voronej” entrou em serviço combativo este sábado, 11 de fevereiro, na região de Leningrado (noroeste da Rússia). No território da Rússia, mais duas estações semelhantes – na região de Kaliningrado (enclave no oeste da Rússia) e na região de Krasnodar (Cáucaso do Norte) – já são postos em serviço combativo experimental. Ao mesmo tempo, a construção de um tal radar termina na região de Irkutsk (Sibéria Oriental). O Ministério da Defesa da FR planeia desdobrar radares contemporâneos tipo “Voronej” em mais cinco regiões do país.


Os radares tipo “Voronej” caraterizam-se por uma alta prontidão de fabrico. São rapidamente montados no local e têm vantagens em relação aos radares de geração anterior - as suas potencialidades são consideravelmente superiores quanto aos parâmetros de medição. Os “Voronej” trabalham no diapasão de ondas métricas e decimétricas e utilizam os aparelhos tecnológicos mais sofisticados. As particularidades das estações permitem modernizá-las no processo de exploração.

As missões resolvidas pelos radares tipo “Voronej” consistem na obtenção e na transmissão de informações de prevenção de ataques de mísseis. Os novos radares são integrados também no sistema de defesa antimíssil de Moscou. Os “Voronej” acompanham também objetos espaciais. Deste modo, na Rússia está a ser desenvolvido um novo sistema de defesa militar-espacial, capaz de acompanhar tudo que acontece no espaço num raio de seis mil quilómetros.

Destaque-se que os radares tipo “Voronej” desempenham funções puramente preventivas e defensivas. Têm por tarefa garantir a segurança dos territórios do país contra as ameaças de ataques de mísseis tanto por parte dos chamados países-párias – Irão e Coreia do Norte, como do Ocidente. Não é segredo que o sistema EuroDAM, desdobrado pela OTAN com a égide dos Estados Unidos, ameaçará a Rússia dentro de alguns anos. Apesar das conversações sobre a criação conjunta de um sistema ABM com os países da OTAN, os parceiros ocidentais preferem escapar aos seus compromissos da não-orientação dos seus sistemas contra a Rússia. Por isso, o Comandante Supremo das Forças Armadas da Rússia e presidente da FR, Dmitri Medvedev, deliberou instalar radares “Voronej” no noroeste do país, por enquanto só com uma missão de acompanhamento, diz perito militar, Vladimir Evseev:

"Estas estações podem ser integradas no sistema comum de acompanhamento com a OTAN. Estes radares têm tais setores de observação que completam os recursos na disposição dos Estados Unidos. Falando contudo sobre a possibilidade destas estações de responderem ao desdobramento de sistemas de defesa antimíssil dos Estados Unidos, podemos destacar que, provavelmente, o radar “Voronej” na região de Kaliningrado pode ser considerado como uma espécie de tal resposta. Mas, se pretendermos responder seriamente, teremos, pelos vistos, desdobrar não apenas sistemas de acompanhamento, mas também sistemas de mísseis ofensivos.

Tal acontecerá só no caso de os parceiros ocidentais não considerarem os interesses legítimos da Rússia na esfera da segurança. Mas a Rússia, como destacou o presidente Dmitri Medvedev, não irá atuar em prejuízo dos seus interesses, tanto menos se estes interesses forem abertamente ignorados."

Nenhum comentário:

Postar um comentário