11/02/2012

Irã anunciará progresso no programa nuclear


O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse neste sábado que a República Islâmica, alvo de duras sanções do Ocidente, anunciará em breve avanços em seu programa nuclear.

Ele discursou durante o 33° aniversário da revolução islâmica que derrubou o Xá apoiado pelos Estados Unidos. Dezenas de milhares de iranianos foram a comícios organizados pelo governo para lembrar a ocasião.

- Nos próximos dias, o mundo vai testemunhar o anúncio do Irã sobre feitos nucleares muito importantes e grandiosos – afirmou Ahmadinejad a uma multidão na Praça Azadi (Liberdade), em Teerã, em um discurso transmitido ao vivo pela televisão estatal.



Manifestantes carregando bandeiras do Irã e fotos do supremo-líder do país, o aiatolá Ali Khamenei, gritavam “Morte a Israel” e “Morte à América.” Ismail Haniya, que chefia a administração do Hamas na Faixa de Gaza, participou da cerimônia.

Ahmadinejad não deu detalhes sobre o progresso do programa nuclear, que Teerã diz ter apenas fins pacíficos.

O programa nuclear iraniano é foco de tensão e fez com que o país fosse alvo, recentemente, de novas rodadas de sanções dos EUA e da Europa.

Fonte: Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário