11/02/2012

Engenheiro russo é condenado a 13 anos de cadeia por repassar informações à CIA

 
 
 
O engenheiro principal do cosmódromo russo de “Plesetsk” foi condenado a 13 anos de cadeia por repassar informações para a CIA. O tenente-coronel Vladimir Nesterets, reconheceu que repassava dados sobre o complexo de foguetes estratégico, considerado segredo de estado, em troca de dinheiro.
“Esse delito infringi o artigo 275 (Alta traição) do Código Penal da Federação Russa. Nesterets foi condenado a 13 anos de cadeia, anos esses que ele passará em uma colônia de regime rigoroso e perderá sua patente militar de “tenente-coronel”, informou o centro de relações públicas do Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia.
Em 2011, o FSB descobriu 44 agentes de serviços de inteligência internacionais que operavam na Rússia. Também foram descobertos 158 pessoas que tinham negócios com espiões.
“O trabalho do FSB de contra-inteligência no último ano mostrou que os serviços especiais estrangeiros mantem uma alta atividade (na Rússia). Eles está fazendo seu trabalho”, comentou o presidente Dmitry Medvedev em uma reunião com funcionários do FSB.
O cosmódromo de Plesetsk, situado no norte da Rússia, é um lugar onde se realizam lançamentos de foguetes espaciais e testes de mísseis balísticos estratégicos. A existência deste lugar foi admitira ainda na década de 80.

Nenhum comentário:

Postar um comentário