28/02/2012

Corpos de militares mortos na Antártida chegam ao Rio



Os corpos dos dois oficiais mortos no incêndio da Estação Comandante Ferraz, base militar brasileira na Antártida, chegaram ao Rio de Janeiro nesta terça-feira. O suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos morreram ao tentar combater as chamas que destruíram 70% da estação. O avião da Força Aérea Brasileira Hércules C-130, que trouxe os corpos, pousou na Base Aérea do Galeão às 8h53. Os caixões foram conduzidos até um hangar da FAB, onde receberam homenagens.


Na cerimônia, eles foram promovidos ao posto de segundo-tenente, admitidos na Ordem do Mérito da Defesa, no grau Comendador, honraria concedida pela presidente Dilma Rousseff, e agraciados com a Medalha Naval de Serviços Distintos, dada pelo comandante da Marinha, almirante de esquadra Julio Soares de Moura Neto. Participaram da solenidade o vice-presidente, Michel Temer, o ministro da Defesa, Celso Amorim, o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, e o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Juniti Saito.

O silêncio tomou conta da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro no momento em que os caixões eram conduzidos ao hangar da Marinha. Em frente aos familiares das vítimas, o vice-presidente, Michel Temer, fez a admissão dos oficiais na Ordem do Mérito da Defesa e falou sobre o heroísmo e o exemplo que os militares deram à nação.

"Partem dessa vida sem medo, pelo exemplo que deram. Servirão de exemplo para a Marinha e para todas as Forças Armadas. O povo brasileiro lamenta a morte dessas duas preciosas figuras da marinha brasileira", disse Temer em discurso. Um grupo de marinheiros disparou três salvas de tiros em homenagem aos companheiros.

Carlos Carlos Alberto Vieira Figueiredo tinha 47 e havia ingressado na Marinha em 1982. Roberto Lopes dos Santos tinha 45 anos e entrou para a corporação em 1985. O comandante da Marinha, almirante de esquadra Julio Soares de Moura Neto, se emocionou ao falar sobre a experiência de ambos nas missões da Antártida. "Eram dois apaixonados pelo mar e pela Marinha. Nossa instituição também chora porque sabe que perdeu dois heróis", afirmou.

Carlos Alberto será enterrado em Vitória da Conquista Bahia. Roberto será sepultado no Rio de Janeiro. Os corpos foram encaminhados para o IML do Rio, onde passarão pelos procedimentos legais de óbito. Após o processo de perícia, ficarão à disposição dos parentes.

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário