29/02/2012

Indústria de defesa Francesa aumenta as exportações

Em 2011 foi concretizada a venda de dois navios BPC à Rússia (DCNS).
No passado dia 22 de Fevereiro, a DGA (Direction Générale de l'Armement) apresentou em Paris os resultados de 2011 incluindo os valores obtidos em 2001 na exportação de equipamentos militares pela indústria de defesa Francesa.

Segundo o seu máximo responsável, o Senhor Laurent Collet-Billon, foram assinados contratos que atingem um montante de cerca de 6.5 Biliões de Euros. Este valor apresenta um aumento em 1.3 Biliões de Euros quando comparado com os 5.2 Bilioes de Euros obtidos em 2010, este o mais baixo dos últimos anos. A França mantém assim o quarto lugar na lista dos maiores vendedores de armamento, logo depois dos EUA, Rússia e Reino Unido. Os números definitivos serão divulgados nos próximos meses.


Entre os diversos contratos celebrados em 2011, destacam-se o Chile que adquiriu radares terrestres de vigilância aérea de longo alcance ThalesRaytheonSystems Ground Master 400 (GM400) e o navio de desembarque anfíbio da Marinha Francesa L9011 FS "Foudre" do tipo TCD (Transport de Chaland de Débarquement), este já entregue e que adoptou o nome de "Sargento Aldea" ao serviço da Marinha Chilena.

À Força Aérea Brasileira (FAB) foram cedidas peças de reposição para as aeronaves de combate Mirage 2000C no passado adquiridas à França para além de 57 sistemas de comunicações SOTAS IP para veículos blindados dos Exército Brasileiro (EB). À JSC Rosoboronexport foram vendidos pela DCNS dois navios de comando e projecção do tipo BPC (Bâtiment de Projection et de Commandement) para a Marinha da Russia. A Indonésia adquiriu sistemas de missão Thales Systèmes Aéroportés AMASCOS (Airborne MAritime Situation COntrol System) para aeronaves de vigilância.

A Arábia Saudita adquiriu veículos altamente protegidos Nexter Systems Aravis e dispositivos ópticos. Os Emirados Árabes Unidos (EAU) adquiriram mísseis para navios de superfície, provavelmente mísseis superfície-ar MBDA VL MICA e superfície-superfície Exocet MM40 Block 3 e Marrocos adquiriu radares ThalesRaytheonSystems Ground Master 403 (GM403). A Índia contratou a Dassault Aviation e o grupo Thales para modernizar 51 aeronaves de combate Mirage 2000H/TH Vajra e a Tailândia adquiriu helicópteros de apoio ligeiro Eurocopter AS550 C3 Fennec. A Coreia do Sul adquiriu helicópteros de um modelo não identificado.

Na Malásia, o grupo Thales foi escolhido para fornecer sistemas de comunicações, de comando e controlo, de vigilância terrestre SQUIRE e morteiros móveis de 120mm 2R2M para a família de veículos blindados 8x8 DRB-HICOM Defence Technologies Sdn Bhd (DEFTECH) AV-8, este uma versão local do modelo Pars da empresa Turca FNSS Savunma Sistemleri AS.

 Depois da França ter adquirido em 2009 um lote de 15 veículos Aravis, a Arábia Saudita adquiriu em 2011 este modelo da Nexter Systems (Victor M.S. Barreira).

A MBDA foi contratada ao que tudo indica pela Arábia Saudita para fornecer uma importante quantidade de sistemas de defesa anti-aérea de curto alcance MPCV (Multi Purpose Combat Vehicle) para equipar um batalhão de defesa anti-aérea. O MPCV consiste numa estação remotamente controlada capaz de efectuar o lançamento de mísseis Mistral 2. Estes sistemas serão integrados em veículos blindados sobre chassis do veículo táctico pesado Mercedes Benz Unimog. O cliente adquiriu também o sistema integrado de comando e controlo PCP (Platoon Command Post) e o sistema IMCP (Improved Missile Control Post) que inclui um radar de vigilância de banda S. O sistema MPCV foi desenvolvido em cooperação com a Alemã Rheinmetall Defence Electronics (RDE). (Victor M.S. Barreira)
Em 2011, foram adquiridas peças pela Força Aérea Brasileira para os seus Mirage 2000C (Leandro Maldonado).

Fonte: Defensa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário