No Reino Unido (assim como em Israel) os Apaches Longbow são considerados o ponto mais alto da formação. Os alunos ficam até três anos e meio em curso para poder tripular o WAH-64D. Uma das ideias principais da reestruturação que está sendo estudada é, além do corte de gastos, uma diminuição no tempo que o aluno leva até ser designado para uma unidade operacional.
Curso de Piloto de Aeronaves
O Reino Unido forma anualmente por volta de 140 pilotos de helicópteros militares. A maior parte deles (sessenta e cinco) vão para o Exército para pilotar uma frota de 160 helicópteros.
A formação se inicia numa escola única para as três forças armadas. Nesta fase inicial, todos os alunos voam na aeronave Grob G115 Tutor, de asa fixa. Após isso – e ainda com alunos das três forças – o curso prossegue em aeronaves Esquilo HT1. Neste ponto, os alunos estão com aproximadamente 120 horas de voo.
Estágio de Pilotagem Tática, Curso de Piloto de Combate e Estágio de Voo com NVG
Na fase seguinte, cada aluno já retorna para a sua força armada de origem.
No Exército, essa fase irá durar 22 semanas, com mais 92 horas de voo. O principal objetivo é tirar dos alunos os reflexos da formação unificada e moldá-lo como um aviador do Exército. Isso inclui o voo tático a 3 metros do solo e a navegação tática carta-terreno. Ainda nessa fase, um pouco mais à frente, o aluno realiza o voo com NVG, voo de formação e a navegação com moving-map e emprega sistemas de guerra eletrônica simulados, planeja as operações e atua como comandante da aeronave.
Coincidência ou não, os cursos do Exército Brasileiro que tratam desses mesmos temas duram, somados, 22 semanas de instrução.
No final dessa fase, a ênfase é nas atividades que estão sendo realizadas com mais frequência no Afeganistão: a condução de fogos conjuntos (do Exército e das outras armas) e o voo em formação a baixa altura.
A parte final da formação é realizada em duas unidades distintas e visa a adaptação ao equipamento que o piloto irá operar: uma delas irá formar os pilotos dos Bell 212, Gazelle e Lynx e dura 12 semanas. A outra unidade forma os futuros pilotos de Apache num curso que dura oito meses.
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Treinador sintético simulando uma missão com seis helicópteros Apache |
Modernização do Ensino
Buscando a otimização que eu já falei no início do artigo, o Exército inglês está tomando diversas iniciativas. Uma delas é o largo emprego de simuladores e treinadores sintéticos, inclusive para os mecânicos de voo.
A outra é a substituição de todos os manuais em papel por tablets iPad. A longo do curso, o Exército gastava £ 700 em manuais com cada aluno. Com cada iPad custando £ 400, o preço dele já se paga no segundo ano de uso. Além da economia, são óbvios os ganhos com as ferramentas de multimídia e planejamento. Por enquanto, toda a documentação disponibilizada é ostensiva e vem pelo iTunes, mas já se estuda a possibilidade dos tablets usarem a rede segura do Ministério da Defesa e ter a possibilidade de baixar também a documentação reservada. Todos vem com o app Find My iPhone instalado, que possibilita localizá-lo em caso de perda e também apagar os dados remotamente.
Manuais para o curso de piloto de helicóptero.

Fonte: Voo Tático