09/09/2011

Embraer seleciona novos parceiros para o KC-390


SELEX Galileo

A Embraer selecionou  a SELEX Galileo, da Itália – para fornecer o sistema de radar de missão para o jato de transporte militar e reabastecimento KC-390.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos até o momento pela atual e desafiadora fase de seleção de fornecedores de sistemas-chave do KC-390” disse Eduardo Bonini Santos Pinto, Vice-Presidente de Operações & COO, Embraer Defesa e Segurança. “Acreditamos que a SELEX Galileo tem a expertise, experiência e atuação global para ser um importante parceiro do programa de transporte militar da Embraer.”

O radar tático Gabbiano, modelo T-20, da SELEX Galileo, utiliza tecnologia de última geração para executar todas as missões do KC-390. Contando com um transmissor que usa a nova tecnologia SSA (Solid State Amplifier), este radar tem a vantagem de possui maior MTBF (Tempo Médio entre Falhas), além de apresentar consumo de energia, peso, volume e custos de manutenção reduzidos.  



COBHAM 

A Embraer  selecionou a Cobham, empresa com sede em Dorset, Inglaterra, para fornecer os pods de reabastecimento em vôo para o jato KC-390.

Os pods de reabastecimento em vôo são sofisticados dispositivos instalados embaixo das asas que possibilitam a transferência de combustível do KC-390 para outra aeronave. O processo é realizado por meio de uma mangueira retrátil que se conecta à aeronave a ser abastecida. Após o reabastecimento, o conjunto é recolhido e guardado dentro do pod. A operação é controlada e monitorada, todo o tempo, pela tripulação da aeronave, por meio de painéis de controle e câmeras de vídeo.

Após o anúncio, Iain Gibson, Vice-Presidente da Cobham Mission Equipment disse: “A Cobham Mission Equipment está feliz por ter sido escolhida pela Embraer e pela Força Aérea Brasileira para fornecer os pods de reabastecimento em vôo para o KC-390. Este programa é muito importante para a Cobham Mission Equipment e o rigoroso processo seletivo reforçou a posição da empresa de líder mundial no fornecimento deste tipo de sistema. Temos orgulho de ser um parceiro da Embraer e estamos confiantes que nosso produto fornecerá uma excelente capacidade de reabastecimento em vôo  para o KC-390.”

AEL Sistemas


Na área de Computadores de Missão a selecionada foi a empresa brasileira AEL Sistemas S.A., de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, para fornecer o computador de missão para o jato de transporte militar e reabastecimento em vôo KC-390. O programa de desenvolvimento da aeronave avança conforme o planejado.

O computador de missão da AEL que equipará o KC-390 consolidará uma bem-sucedida parceria estabelecida por ocasião do fornecimento deste sistema para outros programas da Embraer, tais como o Super Tucano, A-1M e F-5BR. O computador disponibilizará os recursos computacionais necessários para o funcionamento do software responsável pela integração de importantes sistemas de missão, como enlace de dados (data-link), radar tático, sistema de auto proteção e cálculo do ponto de lançamento de cargas. Outras características importantes como robustez, flexibilidade e escalonamento foram fundamentais na escolha da AEL para fornecer o computador de missão para o Programa KC-390.

Nenhum comentário:

Postar um comentário