29/09/2011

Aeronave não tripulada é tema de workshop em Brasília

Um workshop sobre Veículos Aéreos Não-Tripulados, conhecidos como VANT, reuniu na quarta-feira (12/05), em Brasília, militares da Marinha, Exército e Aeronáutica. No encontro, realizado no auditório do Sexto Comando Aéreo Regional (VI COMAR), uma das principais palestras foi a do Brigadeiro-General Gabriel Shacor, ex- comandante do esquadrão de VANTs da Força Aérea Israelense.

Considerado um dos maiores especialistas no assunto, o oficial general mostrou, por meio de exibição de vídeos, várias situações de emprego do VANT em guerras no Líbano. “O equipamento representa uma revolução na operacionalidade militar”, definiu Shacor.



O workshop ainda teve a participação de representantes da empresa israelense, Elbit Systems, fabricante do VANT Hermes 450, apresentado na segunda-feira (10/5), em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Em parceria com a Marinha e o Exército, a FAB vai testar o equipamento até o fim do ano. A empresa cedeu ao Brasil, por meio da Aeroeletrônica, subsidiária em Porto Alegre, uma aeronave não tripulada e uma estação de controle de solo. Técnicos de Israel participam do treinamento de militares da FAB no Sul do país.
Além de realizar missões de reconhecimento e de busca e resgate, o VANT também pode ser usado na área de segurança pública, no controle de desmatamento e em operações de defesa civil.

Participaram do workshop o Comandante do Comando-Geral de Operações Aéreas, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Gilberto Antonio Saboya Burnier, o Chefe do Estado Maior do COMGAR, Major-Brigadeiro-do-Ar Flávio dos Santos Chaves, o Comandante do VI COMAR, Major-Brigadeiro-do-Ar Sérgio Peinado Mingorance e o Comandante da Terceira Força Aérea, Major-Brigadeiro-do-Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário