23/09/2011

Propostas comerciais do MMRCA da Índia serão conhecidas em outubro


Com as propostas comerciais dos dois candidatos pré-seleccionados no contrato avaliado em US$ 10,4 bilhões para as 126 Aeronaves de Combate Multi-Missão Médias (MMRCA) esperadas para serem abertas na metade de outubro, o governo indiano na quinta-feira disse que o crescimento econômico no país e do resto da Ásia irá impulsionar o crescimento da indústria aeroespacial indiana.

Segundo o Ministro de Estado para a Defesa, MM Pallam Raju, “existe um grande potencial para a indústria indiana, não só no setor da defesa, mas também no setor aeroespacial civil. Atividades de Manutenção, Reparo e Revisão (MRO) vão impulsionar ainda mais o crescimento da indústria aeroespacial.”



O ministro falava durante a sessão inaugural da 6ª Conferência Internacional sobre “Dinamização da Indústria Aeroespacial indiana: Oportunidades Emergentes, parcerias duradouras”, organizado pelo Centro de Estudos de Poder Aéreo (CAPS).

Outros fatores-chaves e facilitadores são a enorme demanda interna, os offsets em defesa, a proeza de tecnologia da informação da indústria indiana e o histórico de honrar os direitos de propriedade intelectual, acrescentou.


O Chefe da Força Aérea, General NAK Browne observou que a Força Aérea Indiana (IAF) espera um compromisso de vida longa com a indústria indiana para suas necessidades de curto e longo prazo. “Não podemos continuar a confiar nos fabricantes estrangeiros de equipamentos originais para sempre. Portanto, a indústria indiana tem o apoio da Força Aérea Indiana, uma vez que está pronta para liderar a corrida.”

Dando uma ênfase especial para a importância da participação da indústria indiana do setor privado nos principais projetos futuros, ele disse que a Força Aérea Indiana espera uma maior participação no projeto da Aeronave de Transporte Multimissão (MTA).

Respondendo a uma consulta sobre o cronograma de aquisição do MMRCA, o chefe da força aérea disse: “Nós temos uma reunião do Conselho de Aquisição de Defesa no dia 7 de outubro, onde algumas das questões vão ser discutidas. Uma vez que essas questões forem esclarecidas, espero que, até meados do mês, devemos estar em posição para abrir as licitações.” Browne estava conversando com membros da imprensa durante a conferência. Sobre o valor de offsets do acordo, ele disse: “Offsets para este programa é de mais de US$ bilhões e estes vão estar sendo recebidos num período de mais de 13 anos.”

Sobre uma consulta na comparação entre as aeronaves de caça de quinta geração (FGFA) e MMRCA, ele disse: “Estes são dois tipos diferentes de aviões. Enquanto o MMRCA não tem características furtivas e capacidade de super-cruzeiro, o FGFA tem tudo isso.”

O FGFA tem todo armamento em compartimentos internos, com todos os mísseis e as armas localizados dentro da aeronave, o que lhe confere uma certa quantidade potencial stealth, ele disse. A Índia está desenvolvendo o FGFA numa joint venture com a Sukhoi da Rússia.

Fonte: Financial Express

Nenhum comentário:

Postar um comentário