06/09/2011

Brasil e Argentina discutem produção de blindados leves

O Brasil e a Argentina começaram a discutir a produção conjunta de blindados leves sobre rodas. O assunto foi discutido hoje pela manhã pelos ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e da Argentina, Arturo Puricelli. Segundo Amorim, a produção teria como objetivo atender a demanda argentina e o projeto procuraria fomentar a indústria bélica nos dois países.

"Sabe-se que a Argentina terá necessidade de blindados e o Brasil já tem o Guarani. Podemos fazer em relação ao Guarani o mesmo que fizemos no caso do avião cargueiro KC-390", disse. O avião KC-390, que servirá tanto para carga como para reabastecimento, começou a ser desenvolvido pela Embraer e pela Força Aérea Brasileira há dois anos.


É um projeto da ordem de R$ 1,5 bilhão e o protótipo deve ficar pronto em 2015. A Argentina fornecerá componentes fabricados em Córdoba, na região central do País. O Guarani foi desenvolvido sob encomenda do Exército pela Iveco, a subsidiária da Fiat que produz caminhões. Ele se encontra em fase de testes e irá substituir o veículo blindado Urutu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário