08/09/2011

Guarani – Torre UT30BR - Sistema de Armas Remotamente Controlado Aprovado

A empresa Elbit Systems Ltd.(Israel), anunciou hoje (07 Setembro), que foram concluídos com êxito os testes de aceitação da primeira torreta  de 30mm  UT30BR, ou - Sistema de Armas Remotamente Controlado Aprovado,que equipa o blindado Guarani 6x6, desenvolvido em conjunto pela  empresa IVECO e o Exército Brasileiro.

A torreta remotamente controlada UT30BR foi fornecida ao  CAEx (Centro de Avaliação do Exército, Campo de Testes da Marambaia, Rio de Janeiro), e testada em todas as suas funções operacionais  assim como disparos contra alvos móveis ou parados. Os testes atenderam a todos os requisitos operacionais do Exército Brasileiro.


Foram realizados testes nas seguintes condições:
Veículo parado – Alvo parado
Veículo em movimento – Alvo parado
Veículo parado – Alvo em movimento
Veículo em movimento – Alvo em Movimento


Após uma competição com vários fabricantes internacionais a Elbit Systems foi selecionada, em 2009 para fornecer torretas remotamente controladas para o Exército Brasileiro.
 
No início do ano de 2011, a AEL Sistemas,  subsidiária da  Elbit Systems, foi encarregada para o fornecimento da UT30BR 30 mm ao Exército Brasileiro, dentro do Programa da Viatura Blindada Guarani.


A UT30BR incorpora um canhão automático de 30 mm da empresa americana  ATK, e uma metralhadora coaxial 7,62 mm, um sistema de alerta laser (Laser Warning System -LWS), um visor panorâmico para o comandante e lançadores de granadas fumígenas. A UT30BR é estabilizada em dois eixos assim como um sistema de seguimento de alvos.Os dados técnicos da UT30BR são dados na tabela abaixo

As características proprietárias do sistema Elbit Systems, são uma solução aplicável para os desafios de operações assimétricas. O seu desenho único permitem que a tripulação opere no interior do veículo protegida pela blindagem deste. A empresa afirma que o seu desenho está baseado, em anos de operação em conflitos de baixa intensidade (LOC), por sistemas similares.

Uma vantagem é que não é estocada munião no interior do carro o que aumenta as chances de sobrevivência da tripulação caso atingida por mina ou seu casco seja perfurado por míssil ou munição.

Fonte: DefesaNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário