01/09/2011

Bombardeiro B-2 voa de Guam para os EUA para reparos após incidente em 2010


Em feveireiro de 2010, o bombardeiro stealth B-2 número 332 "Spirit of Washington" sofreu severos danos quando estava decolando na Base Aérea de Anderson, em Guam, pegando fogo num compartimento dos motores, e deixando a aeronave incapacitada para voar novamente. Em 18 meses, um grupo especial de engenheiros e técnicos recolocaram a aeronave novamente em voo e através de uma coordenada missão conseguiram levar a aeronave voando até Palmdale, California, onde agora passará um intenso processo de reparo.


A aeronave que estava destacada em Guam precisava voar por 6 mil milhas através do Pacífico para receber os reparos nas instalações de manutenção da Northrop Grumman em Palmdale. Para recolocar a aeronave em voo depois dos danos causados pelo incêndio, diversos equipes foram mobilizadas como a Divisão de Suporte aos B-2 da Northrop Grumman, o Comando de Ataque Global, o Comando de Material da Força Aérea, Centro de Suporte Logístico Global, Comando de Transporte dos EUA, e a Guarda Aérea Nacional. A meta era pousar com a aeronave em Palmdale, antes do final do ano fiscal de 2011.

Para o começo dos trabalhos uma equipe de técnicos e engenheiros da Northrop Grumman foi enviada para Guam para trabalhar junto ao pessoal da USAF. Esse pessoal fico encarregado de reconstruir alguns componentes estruturais, um trabalho normalmente feito somente num hangar de manutenção da Northrop.
Uma vez que a aeronave estava preparada para voar novamente, foi feito um completo plano coordenado de voo para levar a aeronave de volta aos EUA com segurança, e isso inclui cálculos de controle de peso, altitude e velocidade para diminuir a carga estrutural sobre a fuselagem com reparos feitos para o voo. Uma operação de reabastecimento em vôo foi acionada para evitar que a aeronave voasse com o peso de combustível acima do normal, e por isso uma aeronave KC-135 de apoio, da 141ª Ala de
 Reabastecimento Aéreo, da Guarda Aérea Nacional de Washington, baseada em Fairchild, acompanhou todo voo de volta.

A aeronave B-2 Spirit of Washington chegou em Palmdale um mês antes do previsto, e agora inicia um processo de 24 meses de reparos que retornará essa aeronave para a 509ª Ala de Bombardeiros da Base Aérea de Whiteman, Missouri

Fonte: Cavok

Nenhum comentário:

Postar um comentário