12/09/2011

Rússia prevê venda de 1.000 caças T-50, incluindo para o Brasil

A Rússia está projetando que poderá vender até 1.000 aviões de combate T-50 (PAK FA) nas próximas décadas.

Além das vendas para os dois países que já assinaram contrato para o programa, Rússia e Índia, o centro de análise Tsamto associado com o Ministério da Defesa da Rússia prevê, pelo menos, 274-388 aeronaves que serão vendidas para outros dez países.

Argélia, Cazaquistão e Síria são vistos como potenciais compradores da primeira exportação do caça de quinta geração da Sukhoi, atualmente em testes de vôo. As vendas para estes três países poderia ocorrer antes de 2025. Duas aeronaves estão agora participando do programa de ensaios em vôo.

Na América Latina, Tsamto prevê perspectivas de vendas para o Brasil, Venezuela e Argentina. A Venezuela é vista como o primeiro comprador em potencial, no período entre 2027-2032, mas no entanto, a China também tem oferecido vendas de caça à Venezuela.



O Irã é visto como uma perspectiva, assumindo agora que o embargo de armas sobre o país seja retirado.

Quanto à China, Tsamto também acredita que um acordo poderia acontecer, mas com algumas ressalvas não especificadas. Uma das preocupações é a provável incapacidade de proteger a propriedade intelectual da Rússia, dada a experiência do país com a venda de Sukhoi Su-27 para a China, que somente viu eles se transformarem em cópias de seus modelos.

Indonésia, Malásia e Vietnã são vistos como outros potenciais mercados de exportação na Ásia para o T-50.

Tsamto especula até mesmo que países da Europa Ocidental podem tornar-se compradores de uma versão da aeronave.

Fonte: Aviation Week

Nenhum comentário:

Postar um comentário