28/09/2011

PESQUISA - Engenheiro da FAB apresenta artigo científico no Fórum Europeu de Asas Rotativas


Como apresentar velocidades abaixo de 40 nós ao piloto de helicóptero, onde os tubos de pitot não apresentam indicações confiáveis? Nesse contexto, o Capitão Engenheiro José Márcio Pereira Figueira, Engenheiro de provas do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), apresentou trabalho científico intitulado “A Neural Network Approach to Predict the Horizontal Air Velocity Component in Low Airspeed Regime” no 37º Fórum Europeu de Asas Rotativas (37th European Rotorcraft Forum), que ocorreu na cidade de Gallarate – Itália, no período de 13 a 15 de setembro de 2011.



A pesquisa consistiu em propor um método para identificar a velocidade da aeronave AS 355 F2 (Esquilo bimotor) em regimes inferiores a 40 KIAS, a partir de informações como as posições dos comandos cíclico, coletivo e pedais. Naquela faixa de velocidades, os velocímetros dos helicópteros não apresentam uma indicação precisa para o piloto, por restrições de desempenho do sistema anemométrico, além de não fornecerem indicações em deslocamentos laterais e à ré. A ferramenta pode ser utilizada, por exemplo, no Curso de Ensaios em Voo (CEV), quando são realizadas verificações do desempenho no pairado e em baixas velocidades para confecção das cartas de desempenho dos manuais de voo.

O Fórum Europeu de Asas Rotativas ocorre anualmente e tem como objetivo promover o debate entre fabricantes, centros de pesquisas, agências reguladoras e operadores de helicópteros sobre assuntos relacionados à pesquisa, ao desenvolvimento, à manufatura, a ensaios e à operação de tais aeronaves, e é considerado o simpósio mais importante do continente europeu na área de asas rotativas.

Fonte: IPEV

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