15/09/2011

Venda de caças F-16 dos EUA para o Iraque está próxima de acontecer


A possível venda de 18 caças Lockheed Martin F-16 para o Iraque parece “muito promissora”, segundo um general da Força Aérea dos EUA.

“Estamos ouvindo palavras muito encorajadoras e nós certamente esperamos que isso aconteça em breve”, disse o major-general Russell Handy, comandante do 9ª Força Tarefa Expedicionária Aérea e Espacial no Iraque e Diretor da Coordenação do Componente Aéreo no Iraque, durante uma coletiva de imprensa realizada na quarta-feira no Pentágono.



A carta de oferta e aceitação - um compromisso que estabelece os termos da venda para os jatos - não foi assinada ainda. Bagdá está estudando adquirir até 36 caças F-16s, no entanto a carta atual de oferta e aceitação é de 18 jatos iniciais.

“Todo mundo que eu falo, em todos os níveis do governo no Iraque está convencido de que essa é a abordagem certa para eles,” disse Handy. “Estamos muito encorajados com essas palavras e nós sentimos que estamos muito perto da venda, da assinatura dessa carta de oferta e aceitação.”

Dez pilotos iraquianos já estão em treinamento na Escola de Voo de F-16 nos Estados Unidos. Demora cerca de dois anos para treinar um piloto de caça F-16, disse Handy.

“Alguns desses pilotos podem realmente terminar o curso de treinamento do F-16 antes que as aeronaves F-16s cheguem no Iraque”, disse ele. ”Os iraquianos estão procurando maneiras de evitar isso.”

O “melhor caso” para a entrega primeira aeronave é provavelmente o “final de 2013,” disse Handy.

Além dos caças, o Iraque está em processo de instalação de dois radares de longo alcance, que deverão estar operacionais até ao final do ano. Um setor de centro de operações vai unir os radares e ser interligado a um moderno centro de operações aéreas em Bagdá.

“Estes estão comprados, pagos e estão sendo instalados neste momento, e estarão operacional em breve, provavelmente no final deste ano, pelo menos partes do sistema,” disse Handy, observando sua capacidade operacional plena prevista para 2012.

Fonte: AirForceTimes

Nenhum comentário:

Postar um comentário