19/09/2011

Caças F-22 recebem autorização para voar novamente, sem restrições


Oficiais da Força Aérea aguardavam ansiosamente o anúncio, e agora está definido: a frota de F-22 foi liberada para retornar ao status de vôo, embora os engenheiros não têm uma resposta definitiva para os problemas do sistema de oxigênio, que inicialmente havia suspenso as operações dos jatos. A notícia oficial foi dada no dia 19 de setembro aos oficiais e hoje a informação foi divulgada para imprensa.

Imediatamente, aqui estão as partes relevantes da instrução da Força Aérea na íntegra:



O comandante do Comando Aérea de Combate emitiu uma suspensão dos voos no dia 3 de maio como medida de precaução, após 12 incidentes separados relatados, onde pilotos tiveram sintomas de hipóxia. Os incidentes ocorreram durante um período de três anos em abril de 2008. Funcionários mantiveram o foco nas prioridades de segurança das tripulações e na prontidão de combate. O retorno dos voos implementa os plano de ações de mitigação de riscos diversos, que incluem inspeções rigorosas, treinamento em sistemas de suporte à vida, e contínua coleta de dados.

“Agora temos uma visão suficiente de estudos e investigações recentes que permitem um retorno ao vôo de forma prudente e apropriada”, disse o Chefe do Estado Maior da Força Aérea, General Norton Schwartz. ”Estamos gerindo os riscos com as nossas tripulações, e estamos continuando a estudar os sistemas de oxigênio do F-22 e coletando dados para melhorar seu desempenho.”

Numa abordagem de força-tarefa para implementação, funcionários do Comando de Combate Aéreo desenvolveram um abrangente plano de regresso ao voar incremental, que equilibra a segurança e a qualificação dos pilotos da ativa contra os riscos inerentes de voar aviões de combate avançados, disseram autoridades.

Toda a frota passará por uma inspeção ampla dos sistemas de suporte de vida antes de retornar ao vôo, com acompanhamento das inspeções diárias, disseram autoridades. O avião é capaz e autorizado para voar acima de 50.000 pés. Os pilotos vão utilizar equipamentos de proteção adicionais e passaram por testes fisiológicos básicos. O processo de retorno ao voo começará com os pilotos instrutores de vôo até recuperarem a sua proficiência necessária, seguido pelos outros pilotos de F-22.

Antes da suspensão dos voos, membros do Comando de Combate Aéreo convocaram uma Junta de Investigação e Segurança Classe E em janeiro de 2011 para analisar os relatórios relacionados a hipóxia. Ao mesmo tempo, um Hypoxia Deep-Dive Integrated Product Team começou um estudo aprofundado sobre as questões de segurança envolvendo sistemas de geração de oxigênio das aeronaves.

Em junho de 2011, o Secretário da Força Aérea sugeriu que um Comitê de Aconselhamento Científico da Força Aérea continuasse o estudo da geração de oxigênio concomitante com a junta de investigação em curso. Um relatório será disponibilizado ainda este ano.



Assim, após quatro meses sem atividades, os pilotos e equipes, finalmente vão começar a voltar ao seu trabalho e começar a retomar suas capacidade de combate que foram comprometidas durante a suspensão. Funcionários do Comando de Combate Aéreo estão cruzando os dedos que eles possam detectar os problemas potenciais com a sua retomada lenta de volta à operação e essas novas inspeções diárias.

Mas as questões técnicas e preocupantes do próximo relatório científico significam que mais novidades sobre o caso ainda podem surgir.

Fonte: DoD Buzz

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