22/10/2011

Rússia x EUA: Continua o impasse do escudo antimísseis

A Rússia está preparando retaliações em função do desenvolvimento do sistema americano de escudo antimísseis na Europa, mas pretende dar seguimento às negociações com os Estados Unidos sobre o tema. A informação foi divulgada pelo representante da Rússia na OTAN, Dmitri Rogozin. Segundo ele, a posição russa para a solução desse impasse é uma combinação de medidas de retaliação e seguimento do processo de negociação. “O mais provável é uma combinação de medidas de retaliação e negociações. A palavra final é do presidente”, disse Rogozin.
O diplomata informou que, no caso de ausência de propostas concretas e construtivas da parte dos Estados Unidos, ele recomendará ao chefe de Estado russo a não realização da cúpula do conselho Rússia-OTAN, durante a assembleia desse órgão militar em Chicago, prevista para maio do ano que vem. “Se as promessas da OTAN de garantir a segurança da Rússia se revelarem vazias, eu recomendaria ao futuro presidente não viajar para Chicago”, advertiu o político russo.


Segundo ele, “a Rússia não pretende alterar a sua posição” sobre a instalação do sistema americano antimísseis na Europa. “Os americanos não querem ceder, e as negociações estão num beco sem saída”, reconheceu Rogozin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário