18/10/2011

Rebocador de Alto-Mar “Triunfo” faz primeiro exercício de lançamento de minas em mar aberto

Sistema de Lançamento de Minas preparado para lançamento em mar aberto

No dia 12 de setembro, o Rebocador de Alto-Mar “Triunfo”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, realizou o primeiro exercício de lançamento de minas em mar aberto. A comissão teve o propósito de verificar o funcionamento do Sistema de Lançamento de Minas (SLM), recentemente instalado, bem como avaliar o desempenho do navio quanto a sua capacidade de minagem, no tocante à precisão e procedimentos para o lançamento de um campo de minas. O SLM foi projetado pela Diretoria de Engenharia Naval e fabricado e instalado pela Base Naval de Natal.



O exercício contou com a participação de diversas Organizações Militares e foi realizado no litoral de Natal (RN), a cerca de 8 milhas da costa, em uma profundidade média de 12 metros. Para a realização da atividade, foram utilizadas seis minas do tipo SH-60, configuradas para exercício, das quais três foram lançadas.


Após mais de 13 horas de trabalho contínuo, sob condições de mar e vento pouco favoráveis, foi atingido o propósito de comissionar o SLM do Rebocador de Alto-Mar “Triunfo”, segundo informações do Comandante do navio, Capitão-de-Corveta Michael Bilac Barbosa de Oliveira.
 
Sistema de Lançamento de Minas é lançado em mar aberto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário