13/10/2011

Exercício militar franco-britânico “Northern Mistral”



O exercício franco-britânico “Northern Mistral” foi realizado nessa segunda-feira, dia 10 outubro de 2011, durante a realização do exercício integrado britânico “Joint Warrior”, que está ocorrendo entre os dias 3 e 17 de outubro de 2011, onde participam caças e aeronaves de apoio da unidades aéreas e navais da França e Reino Unido.


O objetivo do ”Northern Mistral” é testar a coordenação entre a Força Aérea Francesa e a Real Força Aérea Britânica no planejamento, preparação e execução de um ataque de longa distância, com a utilização de mísseis de cruzeiro (SCALP e Storm Shadow). Este exercício ilustra a cooperação franco-britânica na implementação de uma missão de longa distância, juntamente com uma importante questão política.





O ataque aéreo simulado teve a participação de dois dos caças Rafale do esquadrão 1/91″Gascogne”, uma aeronave C-135FR do Grupo de Reabastecimento 2/91 ”Bretagne”, além de dois caças Eurofighter Typhoon da RAF.

As aeronaves francesas decolaram de suas bases fixas e voaram sobre o Mar do Norte. Eles, então, foram reabastecidos em vôo e passaram para a linha de frente. Após sobrevoarem a metade norte da Escócia, os aviões de combate retornaram para suas bases.

Fonte: Armée de L’Air

Nenhum comentário:

Postar um comentário