07/10/2011

Sai hoje o novo MMRCA da Índia


O Conselho de Aquisição de Defesa da Índia vai decidir hoje, dia 7 de outubro, para qual companhia será dado o contrato de mais de US$ 10 bilhões para fabricação das novas Aeronaves de Combate Médias Multi-Missão (MMRCA). A corrida para fornecimento de 126 aviões de combate está entre duas ofertas europeias - o Dassault Rafale francês e o Eurofighter Typhoon, fabricado por um consórcio europeu liderado pela EADS. A decisão será tomada juntamente com o Ministro da Defesa da Índia AK Antony.



O Eurofighter e Rafale são aeronaves relativamente novas e estado-da-arte de acordo com a Força Aérea da Índia. O Eurofighter entrou em serviço com seis forças aéreas no últimos anos e os Rafale está em serviço com a Força Aérea e a Marinha Francesa.



Os dois aviões europeus derrotaram duas empresas americanas, a Lockheed Martin com o F-16IN e a Boeing com o F/A-18F Super Hornet), apesar de pedidos do presidente dos EUA, e dois outros modelos, o Saab Gripen sueco e o russo MiG-35. A decisão dos finalistas saiu em abril desse ano.

A Índia precisa urgentemente de mais caças e os novos aviões devem demorar 10 anos para chegar, mesmo após o acordo ser assinado.

A Força Aérea da Índia quer começar a colocar em operação as aeronaves do MMRCA até 2015, período no qual ela vai começar a retirar de operação sua antiga frota de jatos soviéticos MiG-21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário