14/10/2011

Aviação turca descolou para perseguir F-15 israelitas

Segundo os relatos da imprensa turca, ecoados pelo diário israelita Haaretz, o navio turco sobrevoado era um navio de pesquisa sísmográfica que navegava ao longo da costa sul da ilha de Chipre, sobre o que é conhecido como o lençol de gás natural “Afrodite”, e próximo de um grande lençol do mesmo combustível conhecido como Leviathan. O navio levava a cabo trabalhos relacionados com a exploração de gás nessas áreas.


Os dois F-15 da força aérea israelita, bem como um helicóptero israelita, ter-se-ão aproximado ameaçadoramente do navio, e tê-lo-ão sobrevoado, apesar de repetidas advertências emitidas por rádio pelas autoridades militares turcas a partir de Chipre, de que estariam a violar espaço aéreo cipriota turco. Segundo o mesmo relato, descolaram então dois caças F-16 da força aérea turca, e os aparelhos israelitas regressaram à base.

O incidente ocorre no meio de uma discussão sobre os direitos de exploração do gás natural ao largo da ilha, tendo a Turquia começado na terça feira trabalhos de perfuração numa zona que os cipriotas gregos pretendem igualmente explorar. Israel não está directamente envolvido na contenda, embora tenha também pendente um litígio sobre a exploração de gás natural ao largo da costa libanesa.

Trata-se, por outro lado, de uma subida de tom no braço de ferro entre os antigos aliados Israel e Turquia, num momento em que Israel continua a recusar um pedido de desculpas pelo morticínio cometido contra tripulantes e passageiros do navio turco Mavi Marmara, de apoio humanitário a Gaza, e em que a Turquia expulsou o embaixador israelita em Ankara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário