04/10/2011
VÍDEO: Caça F-35B realiza o primeiro pouso embarcado
Postado por
Vinicius Donadio
Marcadores:
Aviação
A bordo do navio de assalto anfíbio da Marinha dos EUA USS Wasp (LHD 1) no dia 3 de outubro, as equipes da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA fizeram uma parte da história da aviação naval com a aeronave de teste F-35B Joint Strike Fighter (JSF) “BF-2″ pousando pela primeira vez, com sucesso, no convés de voo do navio, realizando o primeiro pouso vertical da versão STOVL do F-35 num navio. Nos controles do F-35B estava o piloto de teste dos Marines, o Tenente-Coronel Fred Schenk, que pousou a aeronave BF-2 às 15:12 horário local. Veja a seguir o vídeo do primeiro pouso a bordo do USS Wasp.
“Foi exatamente como prevíamos”, disse Schenk. “Mas isso é por causa de todo o trabalho duro e da preparação extensiva feita pelas equipes do Wasp e do JSF.”
O primeiro pouso vertical faz parte dos ensaios iniciais para a aeronave F-35B no navio, que começou nessa segunda-feira e deve durar duas semanas. Os testes estão programados para coletar dados sobre a capacidade da aeronave para realizar decolagens curtas e pousos verticais num navio em alto mar, bem como determinar como a aeronave se integra com os sistemas de desembarque, do convés e do hangar de operações do navio.
Neste período de teste, o primeiro de três períodos de testes programados no mar ao longo do programa de desenvolvimento, também serão coletados dados do ambiente no convés através de adicionais instrumentações para medir o impacto do F-35B nas operações no convés de vôo.
“O primeiro pouso vertical no mar é um grande marco”, disse o fuzileiro naval Coronel Roger Cordell, diretor da unidade militar para teste e avaliação do F-35 na Estação Naval de Patuxent River. “Ainda estamos no início deste período de teste, e esperamos aprender muito mais, mas este é um grande passo em direção a entrega dessa capacidade para frota.”
O LHD 1 Wasp passou um tempo num estaleiro no início deste ano, preparando-se para o período de teste do F-35, adicionando instrumentos especializados para medir os efeitos ambientais no convés.
“E não foi pouca coisa preparar estes testes no mar”, disse o vice-almirante David Venlet, Diretor Executivo do Programa F-35. “Este teste foi planejado para acontecer no dia 3 de outubro, na volta do início da primavera deste ano e a equipe ficou dentro do cronograma. Sinais de um confiante desempenho estão surgindo em todo os aspectos gerais do programa de desenvolvimento. Profissionais da Marinha, do Corpo de Fuzileiros Navais e da equipe da indústria Lockheed Martin, Northrop Grumman, BAE Systems, Pratt and Whitney e Rolls Royce continuam a trabalhar incansavelmente para entregar esta aeronave à frota.”
“Toda vez que um avião é testado pela primeira vez no mar, aprendemos muito e os dados coletados a partir deste evento vão nos informar sobre o trabalho de desenvolvimento complementar necessário para integrar com sucesso as aeronaves F-35B em grandes navios-plataformas anfíbias. Para todos efeitos, realizamos um grande começo hoje”, disse Venlet.
O F-35B é a variante do Joint Strike Fighter para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, capaz de realizar decolagens curtas e pousos verticais para operação em navios anfíbios ou em aeródromos expedicionários fornecendo um poder aéreo para as tropas. As novas aeronaves F-35B substituirão os modelos AV-8B Harrier e os F/A-18 Hornets.
Um fato curioso é que o o navio anfíbio USS Wasp também foi o primeiro navio a receber o Osprey V-22 durante os ensaios a bordo em outubro de 2007.
Assinar:
Postar comentários (Atom)