08/10/2011

Comandante da Aeronáutica realiza palestra para “Velhas Águias”


O Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, realizou, na sexta-feira (7/10), uma palestra para a turma “Velhas Águias”, no Clube da Aeronáutica de Brasília. Estiveram presentes ao encontro Oficiais-Generais da Aeronáutica da ativa e da reserva, assim como Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares sediadas do Distrito Federal.



No encontro para cerca de 100 pessoas, o Comandante da Aeronáutica atualizou as atividades em andamento na FAB. O Tenente Brigadeiro Saito abordou, entre outros assuntos, a implantação do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional, o Sistema Sagitário. O novo programa será implantado em todos os quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) e deve substituir o atual sistema X-4000. O Sagitário já apóia o controle de tráfego aéreo no Nordeste e Sul/Sudeste do país.

O Comandante da Aeronáutica ressaltou ainda a incorporação da aeronave P-3AM no dia 30 de setembro. O avião será importante principalmente para o patrulhamento do pré-sal. A participação da FAB nas Operações Ágata I e II no combate ao tráfico de ilícitos também foi abordada na palestra.

Para quem já está na reserva, o evento é uma forma de se atualizar. É o caso do Coronel Aviador Reformado Zilmar Antunes de Freitas, frequentador assíduo das palestras. “É uma maneira de se informar a respeito das novidades da FAB”, afirma o Coronel Aviador.

Além de uma oportunidade de se manter informado, o encontro também serve, na opinião do Tenente Coronel Especialista em Meteorologia João Pedro, para preservar os laços desses militares com a Força Aérea. “Esse tipo de evento demonstra que o Alto Comando da Aeronáutica não esqueceu do pessoal que está na reserva”, ressalta o Tenente Coronel João Pedro.


Fonte: CECOMSAER

Nenhum comentário:

Postar um comentário