19/10/2011

Presidente Dilma Rousseff visita Denel para avaliar avanços no programa do míssil A-Darter


A Presidente do Brasil, a Sra. Dilma Rousseff, visitou nessa segunda-feira, dia 18 de outubro, a fabricante de defesa sul-africana Denel, para avaliar o progresso feito no programa de desenvolvimento conjunto de mísseis entre os países.


Talib Sadik, o CEO do Grupo da Denel, disse que a sua subsidiária, a Denel Dynamics, está trabalhando em conjunto com várias empresas da indústria brasileira no desenvolvimento do míssil ar-ar de curto alcance (SRAAM) de quinta geração A-Darter, para atender às necessidades das Forças de Defesa de África do Sul e do Brasil. Este projeto é de propriedade conjunta dos Departamentos de Defesa da África do Sul e do Brasil. Na África do Sul, o míssil será integrado às aeronaves da Força Aérea da África do Sul (SAAF) Hawk e Gripen.


A Presidente Rousseff está na África do Sul para a Cúpula do IBSA (Índia, Brasil e África do Sul), encabeçada pelo Presidente Jacob Zuma e também com a presença do Primeiro Ministro da Índia, Manmohan Singh.


O míssil A-Darter é um projeto de cinco anos, avaliado em mais de US$ 125 milhões. Testes avançados do míssil ar-ar infra-vermelho foram concluídos no início deste ano e os produtos finais deverão ser entregues para as forças aéreas sul-africano e brasileira no início de 2013.


“O A-Darter é o primeiro programa de defesa cooperativo implementado nos termos do acordo trilateral do IBAS”, disse Sadik. ”A visita da Presidente Dilma vai fortalecer nosso relacionamento com a indústria de defesa brasileira e pode levar a projetos similares no futuro.”



O Brasil vai hospedar tanto a Copa do Mundo 2014 como os Jogos Olímpicos de 2016 e está no processo de planejamento para melhorar as suas capacidades de defesa aérea.


“Subsidiária da Denel, a Denel Dynamics, com a sua capacidade comprovada na concepção, desenvolvimento e fabricação de mísseis – e sua forte relação com as empresas brasileiras – vai estar preparada para beneficiar as possíveis oportunidades decorrentes deste processo”, disse Sadik. Isto é amplamente divulgado pelo CEO da Denel Dynamics, Jan Wessels, que destacou o excepcional espírito de colaboração entre as equipes de engenharia do Brasil e da África do Sul, trabalhando lado a lado neste ambicioso programa.


“Não tenho dúvidas de que as relações de trabalho bem sucedidas forjadas sobre este programa irão resultar na colaboração a longo prazo ainda mais estreita entre nossas indústrias”, disse Wessels.

Nenhum comentário:

Postar um comentário