20/10/2011

Rússia implantará defesas de mísseis no mar

Rússia está planejando desenvolver a sua própria base marítima do sistema de defesa antimísseis, disse um funcionário do Ministério das Relações Exteriores.”Segundo nossa análise, este sistema vai ser muito eficiente e atenderá às normas do direito marítimo internacional”, disse Vladimir Kozin, um vice-diretor de informação do Ministério russo dos Negócios Estrangeiros e do departamento de imprensa.
Kozin não deu mais detalhes sobre o futuro sistema de defesa antimísseis. Ele anunciou o sistema de defesa marítimo em uma conferência de vídeo entre Moscou e Kiev sobre a segurança européia.

É quase certa que essas ações sejam interpretadas como uma resposta da Rússia ao escudo antimísseis da OTAN na Europa, que diz-se ser necessário para combater ataques de mísseis em potencial vindo de “Estados párias”, como Irã e Coréia do Norte.


O “escudo” da OTAN inclui navios de guerra equipados com os sistemas norte-americanos Aegis de defesa contra mísseis balísticos capazes de derrubar a curto e médio alcance os mísseis balísticos.

A Rússia manteve firme oposição à implantação de sistemas de defesa antimísseis perto das suas fronteiras, alegando que eles seriam uma ameaça à sua segurança nacional.


O Ministério da Defesa russo planeja recolocar três cruzadores classe Kirov de propulsoão nuclear e portadores de mísseis nucleares para dar um grande impulso à força da Marinha russa de combate, informou o jornal Izvestia.

 Moscou tem alertado repetidamente que a OTAN estaria a criar meios tanto defensivos quanto ofensivos para combater qualquer ameaça de mísseis e penetrar qualquer defesa antimíssil e que ambos os lados ainda não encontraram um acordo para a cooperação sobre o tema*.

O Almirante Nakhimov, o Almirante Lazarev e o Almirante Ushakov são cruzadores de mísseis nucleares construídos na era soviética, mas foram desativados e depositados em uma doca por mais de uma década. O único ativo da classe Kirov é  o cruzador Pyotr Veliky, o ponta-de-lança da Frota do Norte da Rússia.

Izvestia citou uma fonte da indústria de defesa russa, dizendo que a reforma incluiria reparos no casco nos reatores nucleares, bem como uma modernização significativa dos navios eletrônicos e dos armamentos.
“Todas estas medidas vão nos permitir estender a vida útil desses navios até 2030-2040″, disse a fonte.

O armamento dos navios terá um grande impulso, com a instalação de sistemas avançados de mísseis multi-função capazes de disparar uma grande variedade de mísseis e torpedos, incluindo o P-800 Yakhont (SS-N-26), mísseis anti-navio de cruzeiro.

Os navios também receberão avançados sistemas de defesa aérea baseadosno S-400 Triumf e novos sistemas de defesa de ponto.

Cada cruzador terá uma capacidade total de carga de 300 mísseis, o que os tornará os navios mais armados do mundo.

Após o reequipamento, os cruzadores da classe Kirov provavelmente serão implantados na frota do Norte da Rússia e na frota do Pacífico, como parte de uma grande força-tarefa configurada para realizar uma variedade de missões de combate – de “caça” a porta-aviões adversários e submarinos bem como navios de  assalto.

Os trabalhos no Almirante Nakhimov já começaram e a reincorporação ao serviço do  cruzador esta sendo esperada pela Marinha russa para ocorrer em 2015, de acordo com fontes citadas na mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário