Reafirmando as suas ambições navais, a China lançou ao mar a sua nova classe de Destroyers Aegis da classe Type 52C LANZHOU, (Luyang II- codinome OTAN) . Estes novos Navios sabidamente são uma classe de navios intermediária, os quais estão servindo de base para a futura classe de super destroyers Chineses que comporão a sua futura armada.


Não é fácil avaliar as reais capacidades dos sistemas desta nova classe de navios, justamente pelo fato de que as informações fornecidas ou são escassas e ou desencontradas, no entanto o pouco que sabe sobre estes navios é que eles superam com folga as capacidades dos seus antecessores Type 52B.

O sistema de controle e de comando empregado nos navios é um derivado do sistema Francês Thomson-CSF TAVITAC, mas as Type 052C podem ter um sistema chinês recém-desenvolvido, com a melhorias capazes de intervir em ameaças de mísseis Anti-navio sea skimmer .
Os navios contam também com um sistema chaff-flare Tipo 726-4. O sistema de combate o capacita para funções Superficie superfície, Anti submarino, superfície-ar, podendo operar nas três funções simultaneamente. Os navios 52C podem também combater e transmitir informações a outros navios e aeronaves utilizando um sistema de comunicações por satélite em ambiente centrado em redes de combate.

Adicionalmente os navios operam um conjunto de sonares rebocável de média profundidade, o ESS-1 de média freqüência VDS desenvolvido a partir do sistema francês DUBV-43 VDS).

São de manutenção mais simplificada, redução de tamanho, peso e custo. Devido à eliminação do mecanismo de lançamento do tipo “revólver”, o consumo de energia é também reduzido, em comparação ao sistema de lançamento russo.
Os mísseis são de nova geração e de média a longa distância, operam no sistemas de radar semi-ativos e ativos, e incorporam tecnologias dos mísseis russos do tipo S-300.





O sistemas de propulsão dos TYPE-52C é do tipo CODOG, constituído por duas turbinas a gás Ucranianas DA80/DN80 de 48 600 hp e dois motores diesel, Shaanxi (equivalentes ao MTU 20V956TB92) de 8 840 hp (6,5 MW). O DA80/DN80 é a versão de exportação da UGT-25000, comprado pela China no final dos anos 1990 e produzido sobre licença naquele país. O UGT25000 tem potência de 25-27 kW dependendo da configuração.
FICHA TÉCNICA
Tipo: Destroyer multi-função, para OTAN é um Destroyer Giador de mísseis anti-Aéreos- DDG.
Comprimento: 153 m.
Boca: 16,5 m.
Deslocamento: 7.000 toneladas.
Propulsão: 2 turbinas a gás Ucrânia DN80 e 2 motores a diesel UGT-25000.
Velocidade: 56 km/h.
Tripulação: 250 tripulantes.
Sistemas eletrônicos: 4 antenas de Radar 3D multi-função Tipo 348 e sistemas de processamento de informação H/ZBJ-1, sistemas de data link HN-900 (equivalente chinês ao Link 11A / B)sistema de comunicações SNTI-240 SATCOM. sistema de sonar SJD-8 / 9 de média freqüência passivo e ativo e um conjunto de sonar rebocável de média profundidade,o ESS-1 de média freqüência VDS.
Sistemas de armas: sistemas YJ-62 para 8 misseis Anti-navio e sistema VLS para 48 Mísseis de lançamento vertical HHQ-9, 1 canhão Tipo 210 de 100 mm. 2 baterias de canhões CIWS
30 mm Tipo 730 4 sistemas de chaff-flare x 726-4.dois sistemas triplos para o lançamento de 6 de torpedos 324 mm
Grupamento Aéreo: hangar e heliponto 1 helicóptero Kamov Ka-28 ASW e aeronaves VANT-VANT/C ainda não identificadas.
Texto: Plano Brasil