13/10/2011

Operação “Formosa 2011” reúne 2 mil homens para treinamento militar

Soldados realizam adestramento de tiro real

A 80 quilômetros de Brasília, mais de dois mil militares da Marinha ocuparam o Campo de Instrução de Formosa, que sediou, no período de 18 a 30 de setembro, a Operação “Formosa 2011”. Anualmente, a Marinha do Brasil realiza o treinamento na região do Planalto Central, simulando situação de guerra a partir de uma teatro de operações.
O treinamento é coordenado pelo Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra e tem a finalidade de contribuir para a manutenção da condição de pronto emprego dos meios de fuzileiros navais em diferentes ambientes operacionais.

O exercício contou com a participação de mais de 150 viaturas entre aeronaves, carros de combate, veículos blindados de transporte de tropas, veículos anfíbios sobre lagartas, mísseis anticarro, mísseis superfície-ar, Veículos Aéreos não-Tripulados (VANT-Táticos) e artilharia antiaérea e de campanha, entre outros meios de combate empregados de forma integrada em manobras militares.

Lançamento de Veículo Aéreo Não Tripulado


Após duas semanas de treinamento ostensivo, os fuzileiros navais realizaram uma demonstração das atividades que desenvolveram durante o período em que estiveram acampados em Formosa. Em 30 de setembro, autoridades do Ministério da Defesa, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, jornalistas e estudantes de comunicação social foram convidados para assistir à demonstração.
Por cerca de duas horas, os convidados acompanharam o emprego dos meios de fuzileiros navais e aeronavais da Marinha. Após as demonstrações, os visitantes conheceram o funcionamento de um Hospital de Campanha (HCamp) montado para a Operação, idêntico ao que foi empregado em 2010 na ajuda humanitária ao Chile.

Atualmente, a Marinha tem a capacidade de operar com dois HCamp ao mesmo tempo. A expectativa é de que ainda em 2011 mais um HCamp possa ser utilizado, simultaneamente, em situações de emergência. Estes hospitais são geridos pela Unidade Médica Expedicionária da Marinha e podem ser montados em menos de 48 horas após o seu acionamento.

Os visitantes também conheceram a instalação dos equipamentos de descontaminação de pessoal e material, operado pelo Pelotão de Defesa Química, Biológica e Nuclear e Radiológica (DQBNR), do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais. A demonstração possibilitou aos convidados obter uma visão geral sobre o exercício realizado e algumas capacidades da Marinha do Brasil e do Corpo de Fuzileiros Navais em especial.



Exercícios como este são importantes porque atestam a condição de prontidão e a capacitação da Marinha do Brasil para atuar em Operações Internacionais de Paz, em Operações Humanitárias e na proteção de instalações navais em qualquer lugar do mundo, como é o caso do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais presente no Haiti desde 2004.

Localização - O Campo de Instrução de Formosa possui uma área de 30 por 52 quilômetros de extensão, equivalente a área do Município do Rio de Janeiro. A região tem a vantagem de assegurar o máximo de realismo, pois todo o armamento pode ser empregado em sua maior capacidade e com utilização de munição real.

Formosa fica a cerca de 1200 quilômetros de distância do Rio de Janeiro. Os fuzileiros navais fizeram esse percurso por via terrestre, a bordo de viaturas da Marinha do Brasil, confirmando mais uma vez o caráter expedicionário da tropa.

Aeronave UH-14 “Super Puma” realizando transporte de carga (VERTREP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário