23/06/2012

Síria derruba avião turco e aumenta a tensão na fronteira


A Síria admitiu ter derrubado um avião militar turco nesta sexta-feira após o caça F-4 ter supostamente invadido o seu espaço aéreo. Um comunicado da agência estatal de notícias informa que por volta do meio-dia de sexta, uma aeronave não identificada entrou na Síria em grande velocidade e baixa altitude, e
foi abatida pela artilharia antiaérea do país. Segundo a nota, o caça pegou fogo e caiu no Mar Meditarrâneo, a dez quilômetros da costa do vilarejo de Om al-Tuyor.

 A confirmação acontece horas depois do premiê turco Recep Tayyip Erdogan ter anunciado o desaparecimento de um caça com dois tripulantes perto da fronteira com a Síria. Após uma reunião de emergência com autoridades militares, Erdogan concluiu que a aeronave havia sido abatida pelos sírios. O premiê não deu detalhes sobre a missão que o F-4 realizava no local e evitou fazer ameaças ao governo de Damasco, deixando claro que as marinhas turca e síria trabalham em cooperação na busca pelos pilotos desaparecidos.

Apesar do tom comedido do pronunciamento, no entanto, a Turquia, integrante da Otan, não descartou uma resposta mais energética ao ataque. "Quando o incidente estiver plenamente esclarecido, tomaremos todas as atitudes necessárias com determinação", declarou o premiê.

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário