22/06/2012

X³ da Eurocopter chega aos Estados Unidos para demonstrações


Transportado a bordo de um avião de carga fretado, o X³ pousou no Texas na última terça-feira (12), completando a travessia do Atlântico partindo do Centro de Ensaios em Voo de Istres, na França. O helicóptero híbrido ficará baseado em Grand Prairie, Texas, sede da subsidiária da Eurocopter nos EUA, a American Eurocopter, em preparação para sua turnê oficial, que terá início amanhã, dia 20 de junho. 

Durante a temporada americana, a aeronave fará escala em cinco localidades para apresentar sua excepcional performance, obtida pela combinação da plena capacidade de voo estacionário de um helicóptero com a velocidade de cruzeiro, própria de um turboélice. Além das demonstrações aéreas realizadas com a equipe de testes da Eurocopter, o X³ estará disponível para avaliações de voo por integrantes das forças armadas norte-americanas e também por operadores civis.

Nos testes até agora realizados no Centro de Ensaios em Voo de Istres, no sul da França, o X³ superou sua meta original de velocidade de 220 kts, atingindo mais de 230 kts (430 km/h) em voo nivelado, utilizando menos de 80% da potência disponível. Além de confirmar as suas excelentes qualidades de voo, manobrabilidade, capacidades de aceleração e desaceleração, a aeronave híbrida alcançou excepcional desempenho na subida e descida, juntamente com níveis de vibração muito baixos – e sem recorrer a nenhum tipo de sistema anti-vibração passivo ou ativo. 

"Após o grande sucesso dos testes de voo realizados na Europa, a turnê nos Estados Unidos permitirá mostrar a maturidade da resposta da Eurocopter para aplicações em que o sucesso da missão depende da curta duração do voo, com velocidade máxima de cruzeiro a um custo operacional acessível", disse Lutz Bertling, presidente da Eurocopter. "É importante demonstrar como estamos aplicando a inovação para satisfazer as necessidades do mercado com soluções que estão disponíveis hoje, e que oferecem velocidades de cruzeiro 50% maiores do que os helicópteros padrão, com custos próximos, permitindo aumentos significativos na produtividade".

O demonstrador X³ está equipado com dois motores turboshaft que impulsionam um sistema de rotor principal de cinco pás e duas hélices instaladas em asas fixas de curta envergadura. Uma vasta gama de utilizações está prevista para esta configuração híbrida, incluindo atividades de longa distância, como de busca e salvamento (SAR), missões da guarda costeira, como patrulha de fronteira, transporte de passageiros, offshore, juntamente com os serviços intermunicipais de transporte. A aeronave também é adequada para missões militares em operações de forças especiais, transporte de tropas, SAR de combate e evacuação médica - beneficiando a combinação de altas velocidades de cruzeiro com excelente desempenho de decolagem e pouso vertical.

A Eurocopter avançou na configuração híbrida, desde o conceito até o primeiro voo, em menos de três anos. Depois de passar por testes em voo pela primeira vez em setembro de 2010, a proposta inicial de alcançar uma velocidade de 180 kts evoluiu rapidamente, durante um voo nivelado poucas semanas depois. Testes retomados em março de 2011, após uma atualização planejada para integrar as caixas definitivas para as operações a plena potência, o X³ superou facilmente sua meta original com uma velocidade de cruzeiro sustentada acima de 220 kts.

Fonte: Helibras


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