Transportado a bordo de um avião de carga fretado, o X³ pousou no Texas na última terça-feira (12), completando a travessia do Atlântico partindo do Centro de Ensaios em Voo de Istres, na França. O helicóptero híbrido ficará baseado em Grand Prairie, Texas, sede da subsidiária da Eurocopter nos EUA, a American Eurocopter, em preparação para sua turnê oficial, que terá início amanhã, dia 20 de junho.
Durante a temporada americana, a aeronave fará escala em cinco localidades para apresentar sua excepcional performance, obtida pela combinação da plena capacidade de voo estacionário de um helicóptero com a velocidade de cruzeiro, própria de um turboélice. Além das demonstrações aéreas realizadas com a equipe de testes da Eurocopter, o X³ estará disponível para avaliações de voo por integrantes das forças armadas norte-americanas e também por operadores civis.
Nos testes até agora realizados no Centro de Ensaios em Voo de Istres, no sul da França, o X³ superou sua meta original de velocidade de 220 kts, atingindo mais de 230 kts (430 km/h) em voo nivelado, utilizando menos de 80% da potência disponível. Além de confirmar as suas excelentes qualidades de voo, manobrabilidade, capacidades de aceleração e desaceleração, a aeronave híbrida alcançou excepcional desempenho na subida e descida, juntamente com níveis de vibração muito baixos – e sem recorrer a nenhum tipo de sistema anti-vibração passivo ou ativo.
"Após o grande sucesso dos testes de voo realizados na Europa, a turnê nos Estados Unidos permitirá mostrar a maturidade da resposta da Eurocopter para aplicações em que o sucesso da missão depende da curta duração do voo, com velocidade máxima de cruzeiro a um custo operacional acessível", disse Lutz Bertling, presidente da Eurocopter. "É importante demonstrar como estamos aplicando a inovação para satisfazer as necessidades do mercado com soluções que estão disponíveis hoje, e que oferecem velocidades de cruzeiro 50% maiores do que os helicópteros padrão, com custos próximos, permitindo aumentos significativos na produtividade".
O demonstrador X³ está equipado com dois motores turboshaft que impulsionam um sistema de rotor principal de cinco pás e duas hélices instaladas em asas fixas de curta envergadura. Uma vasta gama de utilizações está prevista para esta configuração híbrida, incluindo atividades de longa distância, como de busca e salvamento (SAR), missões da guarda costeira, como patrulha de fronteira, transporte de passageiros, offshore, juntamente com os serviços intermunicipais de transporte. A aeronave também é adequada para missões militares em operações de forças especiais, transporte de tropas, SAR de combate e evacuação médica - beneficiando a combinação de altas velocidades de cruzeiro com excelente desempenho de decolagem e pouso vertical.
Fonte: Helibras