13/06/2012

Navios da Esquadra regressam da Operação “PESQUISEX-I/2012”

Corveta “Barroso” e Fragata “Niterói” na Operação “PESQUISEX-I/2012”

Os navios que compõem o Grupo-Tarefa (GT) 705.1 da Operação “PESQUISEX-I/2012” estiveram atracados no porto de Vitória (ES), no período de 25 a 28 de maio. Na ocasião, militares voluntários dos meios participantes conduziram uma Ação Cívico-Social, com pintura e realização de pequenos reparos, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Joaquim Freitas. 

 As Fragatas “Niterói” e “Greenhalgh” e a Corveta “Barroso” foram abertas a visitação pública, nos dias 26 e 27 de maio, totalizando a presença de cerca de 7.500 pessoas. 

Na manhã do dia 28 de maio, os navios suspenderam do porto de Vitória, realizando o exercício de desatracação sob ameaças assimétricas, com a participação de meios da Capitania dos Portos do Espírito Santo para a proteção do GT.

Durante a segunda fase de mar da Operação, realizada no período de 28 a 30 de maio, foram conduzidos os seguintes exercícios e eventos programados: transferência de carga leve; ações de guerra eletrônica; detecção de mísseis em perfil de voo rasante; operações aéreas; tiro real antiaéreo sobre granada iluminativa; testes voltados à avaliação operacional da Corveta “Barroso” e da aeronave P-3AM da Força Aérea brasileira; e manobras táticas. 

O GT foi composto pela Fragata “Niterói”, Fragata “Greenhalgh”, Corveta “Barroso” e Helicóptero UH-12/13 “Esquilo”.


Fonte: Marinha do Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário