05/06/2012

Colômbia quer mais peças de artilharia de 105mm

A Francesa Nexter Systems está em conversações avançadas com o Ministério da Defesa Colombiano para a aquisição de peças de artilharia de campanha rebocadas de 105mm LG1 MkIII. Segundo a FDS pode apurar, as negociações em curso compreendem uma possível compra de até 12 unidades. A este possível segundo contrato para peças de 105mm, poderá seguir no futuro, outras aquisições que permitirão a substituição total e progressiva das antigas peças M101A1, para além de permitir e reforçar os meios modernos adquiridos nos últimos anos. 

Em 2010, a Colômbia recebeu 20 peças de campanha helitransportáveis LG1 MkIII adquiridas à Nexter Systems em Dezembro de 2008 por um valor de aproximadamente 30 Milhões de Euros incluindo o fornecimento de serviços de treino e apoio logístico e entrega de sobressalentes. Para as peças, foram adquiridas à Espanhola Explosivos Alaveses (EXPAL) munições de longo-alcance e munições explosivas do tipo M1 a uma empresa da Coreia do Sul.

O Exército Colombiano opera ainda peças rebocadas de 155mm General Dynamics European Land Systems-Santa Bárbara Sistemas SIAC (Sistema Integrado de Artillería de Campaña). Ambos sistemas estão equipados com sistemas digitais de navegação inercial da Kearfott Corporation e terminais de direção de tiro da Astronautics Corporation of America.

Para utilização com as baterias de artilharia, a Nexter Systems propôs à Colômbia o seu mais recente sistema de cálculo balístico BACARA (BAllistic CAlculator for ARrtillery), já adquirido pela Arabia Saudita para os sistemas auto-propulsados de artilharia de campanha de 155mm montados em veículos táticos pesados CAESAR (CAmion Équipé d’un Système d’ARtillerie) em serviço na Guarda Nacional da Arabia Saudita (Saudi Arabia National Guard-SANG).

A Nexter Systems propôs também à Colômbia o CAESAR, testado localmente em Julho de 2010 por uma guarnição constituída por militares Franceses e Colombianos.


Fonte: Defensa.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário