16/06/2012

Aprovado projeto que cria a Amazul para desenvolver o submarino nuclear


Uma comissão especial da Câmara dos Deputados de Brasília aprovou a criação da empresa pública Amazônia Azul Tecnologias e Defesa (Amazul). O objetivo dessa empresa é desenvolver o setor nuclear brasileiro, especialmente a parte relacionada à construção do propulsor que vai mover o submarino nuclear brasileiro.

A empresa Amazul será ligada ao Ministério da Defesa. Ela vai ser criada a partir da divisão da Empresa Gerencial de Projetos Navais, a Emgepron. Assim, os funcionários da Emgepron que trabalham no Programa Nuclear da Marinha vão ser transferidos para a Amazul. Também vão ser contratados outros funcionários vinculados a outros regimes laborais mais flexíveis.

Os salários pagos pela Amazul também devem ser maiores. Um pesquisador com 25 anos de experiência que trabalha no Centro Experimental de Aramar, responsável pelo desenvolvimento de pesquisas nucleares da Marinha, ganha aproximadamente U$S 3.000. Já um do mesmo nível que trabalha em uma empresa privada recebe entre U$S 7.000 e U$ 8.000. O projeto que cria a empresa Amazul segue para a Comissão de Constituição e Justiça, onde vai ser feita a redação final. Após esse passo, se não houver requerimento para votação de ítems especiais no Plenário, continua para o Senado, onde se aguarda aprova-lo rapidamente.

Fonte: Defensa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário