A seleção do LPHUD segue o acordo anunciado em março último para a Elbit fornecer o sistema de Large Area Display (LAD) que fará parte do Sistema
Avançado de Cockpit a ser oferecido nos caças F/A-18E/F Super Hornet da Boeing e na família de aviões F-15, incluindo o Silent Eagle.
Além de aproveitar as oportunidades de software e hardware do Large Area Display, a AEL agora participará no design, desenvolvimento, produção e suporte dos componentes do LPHUD. O Boeing, Elbit e AEL também colaboram em um projeto conjunto de simulação distribuída. Os conhecimentos e capacidades adquiridos com estas atividades apoiam os esforços da Elbit e AEL para estabelecer o Centro de Excelência Tecnológico de Cabine Avançada no Brasil, o qual proporcionará a AEL a possibilidade de expandir seu mercado de aviônica de cabine avançada para outras aeronaves, assim como helicópteros.
O Large Area Display da Elbit (uma tela de 27,9 x 48,2 cm) é a peça central do Sistema de Cockpit Avançado da Boeing, um programa de atualização para as aeronaves F/A-18 e F-15. O LPHUD terá tamanho e formato mais simplificado, exigindo menos espaço que os típicos designs de HUD e permitindo mais espaço para a tela única.
O Sistema de Cockpit Avançado irá melhorar a forma como o piloto interage com a aeronave e, melhorarão a consciência situacional e o aumento da eficácia da aeronave, resumindo todos os dados da aeronave, inclusive os propriamente bélicos.
O Súper Hornet rivaliza com o Dassault Rafale e o Saab Gripen NG- que também comprometeu, em caso de ganhar, a montagem do seu display digital único na AEL- na prolongada concorrência da FAB “FX-2”, para se dotar de novos caças.
A FAB mantém um amplio relacionamento com o grupo Elbit /AEL, tanto no que diz respeito a aeronaves de combate (Tucano T-27 modernizado, Súper Tucano, F-5BR, AMX A1) e até de transporte, caso do Embraer Bandeirante, recentemente renovado eletronicamente por um grupo multidisciplinar liderado por AEL.
Fonte: Defensa.com