19/06/2012

A Boeing confirmou os acordos com a Elbit/AEL para desenvolver o Head-up Display nos seus caças F-18 E/F e F-15

A Boeing confirmou a escolha da Elbit Systems para fornecer o Head-up Display de Baixo Perfil (Low-profile Head-up Display – LPHUD) que fará parte do Sistema Avançado de Cockpit (cabine) para aviões de caça da Boeing. Esta decisão proporcionará oportunidades adicionais para a Elbit desenvolver capacidades de aviônicos para cabines avançadas em sua subsidiária brasileira, a AEL Sistemas.

A seleção do LPHUD segue o acordo anunciado em março último para a Elbit fornecer o sistema de Large Area Display (LAD) que fará parte do Sistema
Avançado de Cockpit a ser oferecido nos caças F/A-18E/F Super Hornet da Boeing e na família de aviões F-15, incluindo o Silent Eagle.

Além de aproveitar as oportunidades de software e hardware do Large Area Display, a AEL agora participará no design, desenvolvimento, produção e suporte dos componentes do LPHUD. O Boeing, Elbit e AEL também colaboram em um projeto conjunto de simulação distribuída. Os conhecimentos e capacidades adquiridos com estas atividades apoiam os esforços da Elbit e AEL para estabelecer o Centro de Excelência Tecnológico de Cabine Avançada no Brasil, o qual proporcionará a AEL a possibilidade de expandir seu mercado de aviônica de cabine avançada para outras aeronaves, assim como helicópteros.

O Large Area Display da Elbit (uma tela de 27,9 x 48,2 cm) é a peça central do Sistema de Cockpit Avançado da Boeing, um programa de atualização para as aeronaves F/A-18 e F-15. O LPHUD terá tamanho e formato mais simplificado, exigindo menos espaço que os típicos designs de HUD e permitindo mais espaço para a tela única.

O Sistema de Cockpit Avançado irá melhorar a forma como o piloto interage com a aeronave e, melhorarão a consciência situacional e o aumento da eficácia da aeronave, resumindo todos os dados da aeronave, inclusive os propriamente bélicos.

O Súper Hornet rivaliza com o Dassault Rafale e o Saab Gripen NG- que também comprometeu, em caso de ganhar, a montagem do seu display digital único na AEL- na prolongada concorrência da FAB “FX-2”, para se dotar de novos caças.

A FAB mantém um amplio relacionamento com o grupo Elbit /AEL, tanto no que diz respeito a aeronaves de combate (Tucano T-27 modernizado, Súper Tucano, F-5BR, AMX A1) e até de transporte, caso do Embraer Bandeirante, recentemente renovado eletronicamente por um grupo multidisciplinar liderado por AEL.
 Fonte: Defensa.com

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