29/06/2012

Venezuela pode ter enviado F-16 para o Irã


O Irã vem efetuando testes com pelo menos um F-16, o qual teria  sido secretamente enviado pela Venezuela para o país asiático no interior de um Boeing 707 da  propria Força Aérea Venezuelana, a partir da base Maracay , colocado em grandes recipientes de madeira depois de ser desmontado. A noticia foi
divulgada jornal espanhol ABC, informando que a aeronave poderia estar sendo usada pelas Forças Armadas Iranianas para calibrar os sistemas antiaéreos iranianos com as especificações do  F-16  e avaliar as suas capacidades, estudando o modelo, através da tecnologia de engenharia reversa, tudo na expectativa de um possível ataque dos EUA.

Chegado no Irã, a aeronave foi montada na base Mehrabad, com ajuda de pilotos venezuelanos, alí enviados para instruir os irananos.

Aparentemente,  um alto comando da Força Aérea Venezuelana , cuja identidade não foi divulgada ,foi quem informou sobre os fatos. Além disso, a ABC diz que existe  documentação adicional, que reflete o acordo entre Caracas e Teerã para o fornecimento de vários F-16.

Enquanto a Venezuela está atualmente substituindo sua frota de F-16 pelos caças russos Sukhoi , o país tinha adquirido antes da chegada de Hugo Chávez ao poder, 24 aviões F-16, em 1983, dos quais  hoje  12 unidades estaríam na ativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário